Estou vendo cada vez mais mulheres curiosas sobre como funciona o pompoarismo, mas ainda com muitas dúvidas e até preconceito à respeito dessa prática tão importante para nosso corpo e para a nossa satisfação sexual.

Hoje nós começamos a nossa série especial com posts todos os dias sobre pompoarismo! Cada dia eu trarei uma novidade e responderei as perguntas mais enviadas para mim! Então, se você não quer perder nada, faça sua inscrição no canal do YouTube para receber um e-mail na hora que eu postar o vídeo!

Se você quer deixar todas essas desculpas de lado e cuidar de você e da sua autoestima, precisa ler este conteúdo que preparei com dicas para colocar em prática hoje mesmo e ser uma pompoarista de primeira. Boa leitura!

Neste artigo, vou falar sobre alguns temas que são importantes para que você entenda o pompoarismo como um todo e veja esta prática de uma nova forma:

  • O que é pompoarismo?
  • Por que é importante praticar ginástica íntima?
  • Como funciona o pompoarismo?

Após a leitura do meu texto, espero que você se sinta mais segura para conhecer seu próprio corpo e para começar a praticar ginástica íntima, buscando sua realização como mulher.

O que é pompoarismo?

como fazer pompoarismo

Pompoarismo, também conhecido como ginástica íntima ou Exercícios de Kegel, é uma técnica de contração e relaxamento do canal vaginal que proporciona vários benefícios para a saúde da mulher e para a sexualidade feminina.

Os músculos exercitados são os do assoalho pélvico, que sustentam alguns órgãos internos do baixo ventre, como a bexiga, a uretra, o útero e o reto. O canal vaginal, portanto, é um músculo e, como qualquer outro músculo do nosso corpo, tem o fluxo sanguíneo estimulado no local quando exercitado. A ginástica íntima funciona assim: você contrai e relaxa o músculo do canal vaginal em movimentos repetidos por um tempo determinado.

Com a prática regular da ginástica íntima, a mulher adquire força na musculatura do assoalho pélvico para realizar movimentos precisos. A combinação de fluxo sanguíneo aumentado e da força muscular na região torna os orgasmos mais intensos e a mulher mais excitada, além, é claro, dos diversos benefícios para a saúde.

Eu recomendo a prática do pompoarismo para todas as mulheres, desde o início da vida sexual até após a menopausa. Como praticante desta técnica, vi melhorias importantes na minha saúde e, principalmente, na minha sexualidade. Minha vida mudou com o pompoarismo, você está pronta para mudar a sua?

Por que é importante praticar ginástica íntima?

Se ainda não está convencida sobre a importância em saber como fazer pompoarismo, separei abaixo uma lista de benefícios que esta prática traz para a sua saúde e para a sua vida sexual. Leia com atenção, tenho certeza de que irá descobrir que a ginástica íntima pode melhorar muito seu dia a dia:

  • Facilidade em atingir o orgasmo, pelo maior domínio da musculatura vaginal;
  • Maior potencial de oferecer prazer ao parceiro durante o sexo, pois a penetração passa ser muito mais do que um “entra e sai”;
  • Melhora na lubrificação vaginal, auxiliando a penetração;
  • Auxílio no pré-parto, para que você consiga fazer a força certa e na hora certa;
  • Reforço da musculatura íntima, prevenindo a flacidez vaginal;
  • Diminuição dos sintomas da menopausa;
  • Alívio das cólicas vaginais;
  • Prevenção das infecções vaginais e urinárias, pelo aumento do fluxo sanguíneo na região;
  • Melhoria do funcionamento do intestino;
  • Elevação da autoestima.

Pompoarismo não traz apenas benefícios para a nossa saúde ou para nossa vida sexual, é uma verdadeira transformação na nossa autoestima!

o que é pompoarismo

Como funciona o pompoarismo?

Agora, você deve estar curiosíssima para saber como fazer pompoarismo de fato, acertei? Neste ponto, preciso fazer um alerta muito importante: tome cuidado para aprender técnicas apenas com profissionais que realmente entendem sobre o assunto.

Eu, por exemplo, sou fisioterapeuta e estudei sobre anatomia e fisiologia humana, portanto, sou capaz de indicar exercícios que vão fazer bem de verdade à sua saúde.

Infelizmente, vemos por aí muitas pessoas dando indicações até mesmo erradas, que podem prejudicar seu corpo e fazer você perder sua confiança nesta prática que pode ser tão importante. O mais recomendado, inclusive, é que você faça um curso de pompoarismo, para aprender tudo certinho. Mas, para que você possa começar a testar alguns exercícios em casa, vou indicar um passo a passo para iniciantes, sem a utilização de acessórios. Confira abaixo:

Aprenda como fazer pompoarismo

Este é o exercício mais básico e simples de ser feito. Sempre gosto de lembrar, aliás, que para praticar pompoarismo você não precisa marcar uma hora na sua agenda e ir até a academia. Dá para fazer ginástica íntima enquanto assiste TV, toma banho, cozinha e em pausas breves de sua rotina. Veja o passo a passo:

Passo a passo do pompoarismo

  1. Passo 1

    Sentada, com as pernas cruzadas ou não, contraia toda a musculatura da vagina e solte-a devagar. Repita esse movimento por 20 vezes seguidas e descanse. Repita por 10 minutos. Para garantir que você está fazendo o exercício corretamente, verifique se o seu bumbum também está contraindo e a sua barriga abaixando. Se sim, continue!

  2. Passo 2

    Em pé, flexione seus joelhos e abra levemente suas pernas. Contraia sua musculatura pélvica enquanto puxa o tronco para cima. Ao expirar, relaxe a musculatura. Não esqueça de manter o ombro e o pescoço relaxados. Faça vinte repetições deste exercício.

  3. Passo 3

    Deite-se e flexione o joelho até que eles fiquem apontados para cima. Comece inspirando e expirando o ar enquanto encolhe a barriga. Depois inspire e expire contraindo a musculatura da vagina. Repita essa dupla 20 vezes. Se você quiser forçar um pouco mais, levante as pernas até que a sua canela fique paralela ao chão. Coloque uma almofada entre as coxas e contraia o músculo. Conte até vinte e solte.

  4. Passo 4

    Esse exercício já exige um pouco mais de conhecimento do seu próprio corpo para fazer a contração da musculatura em três momentos diferentes. Antes de tudo, é importante comentar que a vagina possui três anéis principais – um na base, outro na metade do canal vaginal e um já mais próximo ao útero. Para essa prática você irá contrair cada um deles de forma lenta e elevatória. Você contrai o primeiro anel e mantendo-o contraído, contrai também o segundo e assim até o terceiro. Para relaxar, siga o mesmo padrão e vá soltando de cima para baixo. Repita o exercício três vezes e relaxe.

Você pode começar a aprender como fazer pompoarismo com esses exercícios simples que indiquei, reservando alguns minutos e treinando em sua própria casa. Em poucos dias já irá perceber as mudanças em seu corpo!

Não enviamos SPAM. Ao se cadastrar você autoriza receber newsletters e informações da Cátia Damasceno.

Você sabia que existe o Pompoarismo Masculino?

O Pompoarismo também faz maravilhas pelo homem — e ele não precisa de nenhum instrumento para começar!Clique aqui para saber mais

Pronta para começar?

Ficou interessada em começar sua vida como pompoarista? O ideal é não perder tempo, buscar agora mesmo cursos de pompoarismo e auxílio especializado, a fim de exercitar-se de forma segura e saudável.

Em cerca de 15 dias, já é possível sentir os primeiros resultados, tanto para a saúde, quanto para a relação sexual. E não pense que saber como fazer pompoarismo é coisa apenas para mulheres casadas!

Pelo contrário, as solteiras encontram várias vantagens em praticar ginástica íntima. Entre elas, é claro, o fato de se tornarem irresistíveis para os homens que querem seduzir! Lembre-se, porém, que o pompoarismo é um exercício para você, nunca para o seu parceiro! Você merece ter prazer durante o sexo e cuidar de sua saúde, o homem é apenas o coadjuvante nesta sua busca por satisfação pessoal, combinado?


Você já pratica pompoarismo? Conte aqui nos comentários qual o impacto que a ginástica íntima trouxe para a sua vida, vou adorar saber!

E não deixe de compartilhar este conteúdo com todas as suas amigas que possam ter interesse neste tema! E fique ligada! No nosso post de amanhã eu vou falar sobre “O poder sexual do pompoarismo”! Super beijo!

Texto de Cátia Damasceno

Cátia Damasceno é Fisioterapeuta especializada em uroginecologia, coach, palestrante e idealizadora do Programa Mulheres Bem Resolvidas.