Neste artigo, vou falar sobre um tema muito sério: como aumentar a lubrificação feminina. As mulheres que sofrem de algum distúrbio ou qualquer problema que impeça que o canal vaginal esteja lubrificado durante uma relação sexual enfrentam um grande desafio em suas vidas, que pode levar a consequências físicas e psicológicas.

Por este motivo, decidi escrever sobre esse assunto tão importante, fundamental para que mulheres bem resolvidas encontrem a si mesmas em suas experiências sexuais.

Para saber ainda mais sobre como aumentar a lubrificação feminina, recomendo que assista ao vídeo abaixo, em que respondo às dúvidas de uma leitora aqui do blog sobre o assunto. Vale a pena!

Para ajudar as mulheres que têm problemas com lubrificação vaginal, neste artigo vou falar sobre os tópicos abaixo:

  • O que é lubrificação vaginal?
  • Dificuldades em ficar lubrificada
  • Como aumentar a lubrificação feminina

Ao final da leitura, espero que possa encontrar novas perspectivas para sua vida sexual, descobrindo que este tipo de problema pode ser resolvido com atitudes e técnicas simples!

O que é lubrificação vaginal

como aumentar a lubrificação feminina

Em primeiro lugar, não posso deixar de dar uma explicação científica, que vai embasar toda a nossa conversa sobre como aumentar a lubrificação feminina.

Simplificando, a lubrificação é a resposta que nós mulheres damos à excitação sexual – assim como os homens têm ereção, nós temos este indicador físico de que estamos nos preparando para o sexo, a fim de facilitar a penetração e ter maior prazer.

Quando pensamos nas três fases de um orgasmo (desejo, excitação e o orgasmo em si), podemos dizer que a lubrificação vaginal faz parte da etapa de excitação, como resultado de uma série de transformações que nosso corpo passa na preparação para o sexo. Nossa pressão arterial e frequência cardíaca aumentam e nosso canal vaginal recebe maior fluxo de sangue – justamente o que permite que a vagina fique lubrificada.

É claro, existem uma série de glândulas e hormônios envolvidos neste processo, é como se o nosso corpo estivesse se preparando para o grande evento que é a relação sexual a partir de estímulos enviados pelo nosso cérebro.

A lubrificação feminina é a forma como nosso corpo responde à excitação sexual, nos preparando para que a penetração aconteça da forma mais prazerosa possível!

Dificuldades em ficar lubrificada

dificuldade de lubrificação

Não são poucas, infelizmente, as mulheres que enfrentam dificuldades com lubrificação vaginal. Uma das causas mais diretas para isso é a dor durante a relação sexual, devido ao atrito do pênis com a vagina, o que pode até acabar machucando. Este é, inclusive, uma das principais razões para que as mulheres não consigam ter prazer durante a relação.

A falta de lubrificação pode ser causada por motivos tanto psicológicos (como algum trauma), quanto por algum tipo de desequilíbrio no organismo. Por isso, se está enfrentando este tipo de problema, é fundamental que procure um médico para ajudá-la.

Você pode recorrer ao seu ginecologista ou ao seu endocrinologista, que irão fazer os exames necessários para descobrir o que pode estar levando à falta de lubrificação.

A falta de lubrificação é um problema que impede muitas mulheres de terem prazer sexual, podendo ter causa psicológica ou ser decorrente de alguma disfunção do corpo feminino. Procure um médico para conhecer o motivo!

Como aumentar a lubrificação feminina

Depois que você conversar com seu médico e descobrir os motivos para não estar conseguindo ter lubrificação vaginal, existem algumas práticas e atitudes que podem ajudá-la no tratamento – e que você pode seguir pela vida toda.

Veja algumas dicas que separei sobre como aumentar a lubrificação feminina:

  • Praticar pompoarismo: já falei em outro artigo aqui do blog sobre como a ginástica íntima pode ajudar a sua saúde, em diferentes fases de sua vida. Pois bem, um dos principais benefícios dessa prática é justamente aumentar a lubrificação vaginal, uma vez que a circulação sanguínea na região é estimulada. Praticar exercícios vaginais, portanto, pode ser um excelente tratamento, sem levar à necessidade de tomar remédios ou de fazer qualquer intervenção cirúrgica.
  • Evitar sabonetes íntimos em excesso: é claro que é essencial fazer uma boa higiene íntima para a sua saúde, mas se já tem problemas de lubrificação, tome cuidado com o excesso de uso de sabonetes íntimos. Eles podem desequilibrar o pH vaginal e causar secura na região. Busque informações com seu ginecologista sobre a melhor utilização desses produtos e também indicações daqueles que tenham pH neutro.
  • Beber menos café e bebidas alcoólicas: enquanto estiver em tratamento para aumentar sua lubrificação íntima, é importante rever a sua alimentação. Bebidas alcoólicas e café são alguns exemplos a serem evitados, por desidratarem o organismo e impactarem na produção de fluídos naturais.
  • Relaxar: sim, a lubrificação está totalmente associada à sua tranquilidade na hora da relação sexual, ao permitir a si mesma ficar excitada e entregar-se ao parceiro. O estresse pode estar prejudicando que você esteja lubrificada, portanto busque maneiras de recarregar suas energias e de aliviar a tensão, como praticar exercícios físicos e meditação.
  • Usar as preliminares ao seu favor: na hora H, se você sente que ainda não está lubrificada suficientemente para a penetração, incentive seu parceiro a ser menos apressadinho e invistam juntos em mais tempo para as preliminares. Elas são essenciais para que seu cérebro entenda que está excitada e libere todos os hormônios essenciais para que a lubrificação aconteça!
  • Testar lubrificantes artificiais: por mais que seja importante que você consiga ter lubrificação natural, nada impede que use recursos como lubrificantes industrializados durante seu tratamento para que tenha uma vida sexual saudável. Prefira aqueles que têm água como base, os melhores para seu organismo.

Existem comportamentos e técnicas muito simples para ajudar em como aumentar a lubrificação feminina. Eles podem aumentar muito sua satisfação sexual, mesmo que não tenha muita dificuldade em ficar lubrificada.

como aumentar a lubrificação

Lubrificação feminina: não dá para viver sem!

Depois que você leu minhas dicas sobre como aumentar a lubrificação feminina, precisa aceitar e entender um ponto: você não pode viver sem ela! É fundamental que seu corpo seja capaz de produzir os fluídos que irão ajudá-la a ter prazer. Portanto, se está com alguma dificuldade neste sentido, não deixe de procurar auxílio médico e de buscar tratamento, mesmo que sejam simples mudanças de atitude como começar a praticar ginástica íntima.

Para ser uma mulher bem resolvida de verdade, não adianta apenas se sentir linda e ter sucesso profissional, é muito importante que esteja conseguindo viver seu prazer ao máximo, seja solteira ou casada. Cuide de você mesma e de sua saúde sexual!


Faça o download do meu ebook de Pompoarismo e aprenda um passo a passo o exercício hoje mesmo.

Neste guia que virou febre entre as mulheres e já tem mais de 200 mil downloads.

Texto de Cátia Damasceno

Cátia Damasceno é Fisioterapeuta especializada em uroginecologia, coach, palestrante e idealizadora do Programa Mulheres Bem Resolvidas.