X

8 atitudes para melhorar de vez a sua autoestima

Auto-estima, segundo Nathaniel Branden, autor e estudioso que dedicou seus estudos à autoestima, é a sensação de confiança diante dos desafios da vida, é se considerar merecedor da felicidade.

Essa frase: “Se considerar merecedor da felicidade” para mim é o que mais resume o que é autoestima.

Você se considera merecedora da felicidade?

Baixa auto-estima

Não faz muito tempo e finalmente eu tive coragem de me olhar no espelho, de verdade, profundamente, e o que eu senti? Nojo.

Nojo de mim mesma, do meu corpo, vergonha, um sentimento de fracasso, de impotência, de que não ia conseguir mudar, de que não merecia ser amada, de que não merecia a felicidade e a pergunta que não saía da minha cabeça era: Como eu cheguei nesse ponto? Como alguém vai gostar de mim desse jeito? Com esse corpo?

Naquele momento eu me assustei com o que estava vendo e sentindo e pensei: Ou eu aceito o meu corpo do jeito que está e paro de reclamar e sofrer ou eu mudo agora!

Quase nenhuma roupa mais servia a ponto de eu ter sido “obrigada” a comprar uma calça de manequim maior, mesmo depois de muita resistência. O que acabou comigo, me deixou arrasada, porque no fundo eu sabia que eu não queria aquele corpo e que eu precisava mudar e não mais deixar aquela situação me dominar.

Afinal, como já dizia Einstein: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.”

Se você já passou por isso ou está passando, sabe exatamente do que eu estou falando e de como essa é uma situação que chega a ser cruel.

E sabe qual o nome disso? Auto-estima baixa

Auto-estima baixa é a sensação de ser insuficiente, de não ser o bastante, sensação de culpa, vergonha ou inferioridade, falta de aceitação de si mesmo, de confiança e de amor em si mesmo.

Definição de auto-estima:

A autoestima, de acordo com o Dicionário Michaellis: “É um sentimento de satisfação e contentamento pessoal que experimenta o indivíduo que conhece suas reais qualidades, habilidades, potencialidades positivas e que, portanto, está consciente do seu valor, sente-se seguro com seu modelo de ser e confiante em seus desempenhos.”

Em outras palavras, auto-estima é se sentir bem consigo mesma, confiante, se sentir capaz de fazer o que for necessário, se olhar no espelho e se amar, se aceitar, se sentir bonita.

Naquela história que contei no comecinho do texto, eu não estava me sentindo merecedora de felicidade, pois não estava fazendo “nada” para merecer felicidade.

Porém cada uma de vocês, que está lendo este artigo, SIM, É MERECEDORA DE FELICIDADE, independente de qualquer coisa.

Como melhorar a auto-estima?

Melhorar a autoestima é um caminho a trilhar, é algo que você tem que querer e fazer, entrar em ação. Mas antes de te contar quais são as 8 atitudes para melhorar a autoestima, gostaria que refletisse come essa pergunta:

O que é auto-estima para VOCÊ?

Autoestima é algo subjetivo, para cada pessoa pode significar algo diferente.

Autoestima pode ser querer emagrecer, querer se sentir mais bonita, querer se sentir mais confiante, querer ter mais segurança com o próprio corpo, se sentir sexy, entre outros, enfim, o que é autoestima para você?

8 atitudes para melhorar a auto-estima

Agora que você já sabe o que significa autoestima para VOCÊ, aqui estão 8 atitudes para melhorar a autoestima:

1 – Assumir a responsabilidade

Entender que o que está acontecendo na sua vida, por pior que seja, é sua responsabilidade, é devido as suas atitudes lá atrás que está na situação atual.

É o famoso plantio e colheita: se você plantar abacaxi, não vai colher maçã, se sim abacaxi.

Naquela história que te contei, eu só cheguei àquele ponto porque não cuidava mais de mim, comia sem pensar no amanhã (comia porque estava feliz ou porque estava triste) até que eu percebi que aquele era o meu limite e que não mais eu ia me permitir continuar daquele jeito.

Entender que fui eu que fiz com que eu chegasse àquela situação, foi o primeiro passo para conseguir mudar e melhorar a autoestima.

2 – Se aceitar

Quando a gente se aceita do jeito que é, com suas características, qualidades e defeitos, sabemos o que precisamos manter e o que precisamos melhorar, usando nossas qualidades a nosso favor e buscando melhorar nossos “defeitos” para melhorar a autoestima

3 – Se livrar de qualquer tipo de culpa

Não se castigue, se puna, por causa de algum tipo de culpa que sente. Se perdoe para poder seguir em frente, por mais difícil que possa parecer.

4 – Comparação

NUNCA se compare com outra pessoa. Vocês tiveram uma infância diferente, histórias, aprendizados, ambientes diferentes e são pessoas totalmente diferentes, com características únicas.

Com o uso intenso das redes sociais nos comparamos com pessoas que nem conhecemos, que não sabemos o que a pessoa fez e faz para estar naquela situação em que você admira.

E lembre-se, em rede social as pessoas só postam momentos felizes, sorrisos, viagens, o melhor ângulo, fotos editadas, montadas, às vezes milimetricamente pensadas, mas quem garante que tudo aquilo é real e que imediatamente após aquela foto tudo aquilo continua o mesmo? Quem garante que a vida daquela pessoa é daquele jeito todos os dias?

Não compare o seu bastidor com o palco dos outros, essa é uma comparação cruel.

Esse é um passo extremamente importante para melhorar a autoestima

5 – Confie em si mesmo

Entendo que é difícil confiar em si mesmo depois de várias decepções e tentativas frustradas.

Porém o seu passado não define o seu futuro. O que define o seu futuro é o seu presente, o que você fez hoje, dia a dia.

Então confie em si mesmo, dê um passo de cada vez, melhore um pouquinho a cada dia que o resultado virá e a sua autoestima vai melhorar.

“Seu passado não é igual a seu futuro. O que importa não é o ontem, mas o que você faz agora!

Muitas pessoas tentam alcançar o futuro usando o espelho retrovisor para se guiar, mas o importante é focar no que se pode fazer hoje para melhorar a situação.”

Tony Robbins

6 – Faça aquilo que se propôs a fazer

Não basta só ter a vontade de mudar, tem que de fato colocar isso em prática.

Na história que te contei, o meu objetivo era emagrecer e a partir do momento que isso se tornou inegociável, que eu fazia todo dia algo para que isso acontecesse, o que aconteceu? Emagreci 16 kg em menos de 8 meses. Imagina só como não ficou minha autoestima?

7- Se amar

Se você mesma não se ama, como você vai permitir que outra pessoa te ame ou se interesse por você?

Difícil ouvir isso, não é mesmo? Mas é real.

Se a gente não gosta da gente mesma, não se sente bonita, capaz, como outra pessoa vai ver isso na gente?

Se ame, se cuide, se coloque em primeiro lugar, faça coisas que você gosta.

Sei que para as pessoas tem o perfil mais Prestativa, que gosta de ajudar os outros e colocar as outras pessoas em primeiro lugar, é mais difícil, mas comece aos poucos, pois para ajudar outras pessoas você precisa estar bem. Reserve um tempo para você.

Marque um compromisso com você mesma na sua agenda para fazer algo que você goste e você vai ver como vai fazer diferença na sua autoestima.

Igual quando está num avião e começa a turbulência. É preciso colocar a máscara de oxigênio primeiro em você para que você possa ajudar outras pessoas.

8 – Aprecie os pequenos detalhes e momentos

Para se sentir bem é extremamente importante prestar atenção aos vários pequenos momentos de felicidade ao invés de só se concentrar em poucos grandes momentos de felicidade.

Preste atenção aos detalhes, pare um tempo para apreciar o que você gosta, o que acha bonito.

Pode ser a natureza, o rosto do seu filho, os detalhes que você ama no seu parceiro, qualquer coisa que possa deixar seu dia um pouco mais feliz e saber que nossa felicidade é composta por vários pequenos momentos e detalhes no dia a dia.

A autoestima é uma evolução dia a dia, pequenas atitudes a cada dia vão fazer com que você se sinta bem, confiante, bonita e sinta cada vez mais amor-próprio.

Se você acredita que precisa de ajuda de uma profissional Master Love para melhorar a auto-estima, saber sobre o seu perfil (como eu citei acima o perfil Prestativa) e te ajudar a colocar isso em prática, porque você já fez várias tentativas e ter o acompanhamento de uma profissional vai fazer com que seja mais fácil, rápido e eficaz, pode contar com minha ajuda através do atendimento Master Love.

Durante o processo Master Love vamos entender o que é auto-estima para você e passar por cada ponto relevante de maneira mais aprofundada e usando várias outras técnicas, tudo isso de maneira personalizada e com o meu acompanhamento para melhorar a autoestima, entender qual seu perfil e para você se conhecer melhor e se sentir mais bonita, segura e confiante.

Se você quiser marcar um atendimento comigo e entender melhor como tudo isso funciona clique no botão que vai estar logo abaixo ou me chama pelo meu instagram @danusahl.

Danusa Hansmann

Certificação: 1912021
Este texto foi escrito por uma profissional MasterLove certificada. Para acessar o perfil da Danusa Hansmann na plataforma e agendar a sua sessão de atendimento com ela, clique no botão abaixo:

Artigos Relativos