X

Como sua atitude pode interferir em seu relacionamento

Você sabia que a forma como você reage aos acontecimentos da vida, sua atitude, a forma como você se posiciona diante dos acontecimentos, diz muito sobre você?

É sobre isso que vamos conversar no artigo de hoje. Você vai ver como tudo isso tem interferido em seus relacionamentos.

Não deixe de assistir esse vídeo com dicas incríveis de relacionamento com Cátia Damasceno, onde ela aborda os tipos de atitude que atrai ou afasta um homem de perto de você:

Mentalidade/mindset

O conceito de mentalidade/mindset foi desenvolvido por Carol Dweck, professora de psicologia da Universidade de Stanford, que é a atitude mental com que encaramos a vida.

De uma maneira simplificada, mentalidade/mindset é o filtro pelo qual você absorve as informações que chegam até você, fazendo com que você enxergue o mesmo fato de um jeito diferente do que outra pessoa enxerga e assim tomar um atitude diferente.

E o que essa atitude mental tem a ver com relacionamento? Simplesmente, TUDO!

Mentalidade e relacionamento

Quem nunca recebeu uma informação que te deixou muito irritada e ao mesmo tempo, outra pessoa ao receber a mesma informação teve uma reação diferente, ficou alegre.

Outro exemplo, você está em um lugar que ama, onde você nem percebe o tempo passar quando está lá. E, com outra pessoa ocorre o contrário, ela não vê a hora de poder ir embora e já sente que o tempo não passa. 

Será que isso já aconteceu com você?

A questão é saber, ter consciência e ajustar o seu filtro para ganhar energia com uma informação ou acontecimento enquanto em outras situações você perderia energia, ou seja, ajustar a sua atitude mediante do que está acontecendo.

Atitude normal x Atitude ajustada

Quando olhamos para as situações com uma atitude normal, geralmente perdemos a energia, não temos vontade de fazer nada, bate o desanimo e acabamos desistindo.

Porém, quando olhamos para as mesmas situações com a atitude ajustada, transformamos problemas em desafios que queremos superar, focar na solução, e, ao invés do problema, ganhamos energia naquela situação e persistimos.

E como isso se aplica na realidade do relacionamento?

Os desafios, obstáculos e críticas são uma constante tanto na vida quanto no relacionamento.

A questão é, o quanto você permite que isso te tire energia ou o quanto você permite que isso te dê energia para ter um relacionamento mais feliz?

Vamos falar de cada um deles e qual é a melhor atitude buscar ter nos tópicos a seguir.

Desafio

Os desafios são as situações mais relevantes, mais importantes pela qual a gente passa. São as situações que a gente gosta de contar como superou, qual atitude foi tomada.

Algo que realmente fez mudar a situação, transformar ou evoluir de alguma maneira, que nos fez sentir orgulho depois que superamos.

Quantas vezes você já não passou por um desafio no relacionamento e não conseguiu driblar o problema porque não teve a atitude correta?

Uma briga séria, um tempo longe do parceiro, um namoro ou casamento a distância, um período de crise financeira, demissão do trabalho. A vida é cheia de desafios e imprevistos, assim como o relacionamento.

Com uma atitude normal, o desafio é visto como problema que tira sua energia . Com uma atitude ajustada, o desafio é visto como etapa que gera energia.

A questão é ajustar como você vê o desafio para poder determinar qual atitude será tomada.

Algo pequeno e que já faz diferença é trocar a palavra problema por desafio. Pois, problema parece algo que vai demorar a ser resolvido, mais pesado ou ainda, que não tem solução. Já desafio é algo que queremos superar e que é possível vencer.

Como mudar de atitude e ter um relacionamento feliz

Então, se você teve um briga séria como seu parceiro, ao invés de ficar dias sem falar com ele, ficar de cara feia, querer dar o troco por muito tempo (atitude normal), transforme em uma atitude ajustada colocando como desafio superar o motivo da briga para que ela não ocorra mais. 

Isso vai tirar você do problema (desafio, agora que alteramos as palavras) vai fazer você focar na solução, em como você vai resolver isso para que, de preferência, não volte a se repetir (atitude ajustada).

Obstáculo

O obstáculo aparece depois de passar pelo desafio. É algo que acontece que faz a gente ter vontade de desistir, de achar que não vai dar certo.

Pode ser o jeito diferente de vocês pensarem, um ser organizado e o outro não, um ser super pontual e o outro nem ligar para horário.

O seu parceiro pode sonhar com alguma coisa e você almejar outra.  A falta de tempo, energia, a falta de desejos sexual. Você já viu que obstáculos dentro de um relacionamento é o que não falta. 

Falta de tempo e de atitude dentro do relacionamento são obstáculos

A falta de tempo, nos dias de hoje, é algo mais do que normal para a maioria das pessoas. O tempo é o nosso bem mais precioso, justamente por ser escasso.

Por isso a falta de tempo costuma ser um obstáculo no relacionamento devido ao excesso de trabalho, tarefas domésticas, cuidar dos filhos, se cuidar e claro, cuidar do relacionamento.

A falta de tempo e atitude unidas tem se tornado um obstáculo que tira totalmente sua energia.

Você acaba não tem tempo para fazer coisas que realmente importam e acaba se ocupando com tarefas em grande quantidade que não consegue finalizar. No fim do dia, ainda fica aquele sentimento de frustação por não ter concluído tudo.

E, acaba desistindo de fazer as coisas que são mais importantes para você, seja estar com a família ou dar uma atenção especial ao seu parceiro. É preciso atitude e planejamento para mudar esse quadro.

Atitude e tempo ajustado

Com a atitude ajustada a falta de tempo ainda vai existir, mas ao invés de perder energia você vai ganhar

Parar e buscar entender o que é mais importante para você é fundamental nesse processo para que você consiga delegar coisas.

A atitude de se organizar e ver o que pode solicitar para outras pessoas te ajudarem vai salvar a sua vida.

Entender o que você realmente não precisa fazer e o que realmente é necessário fazer e colocar tudo isso em prática é fundamental. Com a mentalidade ajustada, você usa um obstáculo para superá-lo e tornar tudo ainda melhor. 

Crítica

A crítica é um presente, por mais que possa parecer o contrário e que você possa duvidar.

Geralmente sentimos raiva da pessoa quando ela nos faz uma crítica, mas de novo, tudo depende de como ajustamos nossa atitude em relação a crítica recebida.  

A pessoa disponibilizou o tempo dela, que hoje é o bem mais precioso que todos nós temos para te dizer algo que aconteceu sobre determinada situação.

Ela simplesmente poderia não ter te dito nada, deixando você sem saber e ainda fazendo do mesmo jeito que sempre fez. A questão é: o que você faz com esta crítica? 

Se pergunte: Ela faz sentido? Não faz sentido? O que você vai fazer a respeito dela? 

O ideal é avaliar, ver se tudo faz sentido ou se só parte faz sentido ou ainda, se não faz nenhum sentido. Se uma parte da crítica ou toda ela fizer sentido, aproveite para melhorar, senão, descarte e segue a vida.

Observação importante:

Se for uma crítica constante, sempre batendo na mesma tecla, pare um pouco para pensar. Pode ser que você esteja fazendo algo sem nem mesmo perceber. 

Por exemplo, se você sempre fala para o seu parceiro que ele está chegando tarde do trabalho e que não te dá atenção.

Você fala uma, duas, três, várias vezes de maneira agressiva, gritando, colocando toda a culpa nele e às vezes isso está tão natural para ele, ele está tão cansado pois o trabalho o está consumindo, que ele nem percebe que está acontecendo (atitude normal).

Cabe a você falar, porém lembrando que de uma maneira que ele não fique na defensiva, colocando o por quê isso está te afetando, como você está se sentindo e o que você gostaria na realidade.

Às vezes ele está trabalhando muito porque está em um projeto e é algo bem pontual, mas peça para ele reservar um momento para os dois pelo menos algumas vezes na semana durante este período (atitude ajustada).

Toda a situação pode mudar dependendo do ângulo que olhamos, depende de nossa atitude em relação a ela. Se olhamos sempre pelo ângulo da solução, tudo tende a ser mais fácil, pois estamos focadas na solução e não no problema. 

Como uma Master Love pode te ajudar a mudar sua atitude dentro do relacionamento:

Se você acredita que precisa da ajuda de uma profissional Master Love, para melhorar ou mudar alguma atitude sua dentro do seu relacionamento e entender mais a fundo suas dificuldades para mudar de atitude normal para atitude ajustada e para colocar tudo o que você aprendeu hoje em prática, pode contar com minha ajuda através do atendimento Master Love.

Durante o processo Master Love vamos entender qual é a principal dificuldade e passar por cada ponto relevante de maneira mais aprofundada e usando várias outras técnicas.

Tudo isso de maneira personalizada e com o meu acompanhamento para juntos, conseguirmos ajustar a sua atitude e consequentemente seu relacionamento.

Se você quiser marcar um atendimento comigo e entender melhor como tudo isso funciona clique no botão que vai estar logo abaixo ou me chama pelo meu Instagram @danusahl.

Danusa Hansmann

Certificação: 1912021
Este texto foi escrito por uma profissional MasterLove certificada. Para acessar o perfil da Danusa Hansmann na plataforma e agendar a sua sessão de atendimento com ela, clique no botão abaixo:

Artigos Relativos