X

5 dicas para se sentir segura e desejada

Você já ouviu falar que uma mulher segura é sexy? É verdade. Não tem nada mais bonito do que uma mulher confiante em si mesma. Mas antes de ser atraente para os outros, também é importante para nós mesmas. Mais do que qualquer coisa, autoconhecimento, autoestima e sexualidade são importantíssimos para a formação de uma mulher segura e bem resolvida. Então vamos dar algumas dicas para te ajudar a trabalhar a sua autoestima e ser uma mulher mais confortável consigo mesma e mais segura de si.

Neste post você vai ver:

  • O que é autoestima e autoconfiança
  • O importante é você
  • Dicas para se sentir mais segura

O que é autoestima e autoconfiança?

A autoestima é a opinião que temos de nós mesmas, ela pode ser positiva (alta autoestima) ou negativa (baixa autoestima). O valor que temos de nós mesmas é extremamente importante para o nosso bem estar físico e mental. Consequentemente, com a autoestima elevada, passamos a ser mais autoconfiantes.

O problema é que muitas coisas podem nos deixar para baixo e inseguras. A baixa autoestima e a falta de autoconfiança têm muitos resultados negativos na nossa vida. Se você não tem confiança em você mesma, você acaba duvidando do seu potencial e dificilmente consegue alcançar as coisas que você quer. E isso serve pra todas as áreas da sua vida, principalmente nas suas relações interpessoais.

Se você tem problemas de baixa autoestima e inseguridade, e tem dificuldade em se sentir bem consigo mesma, é importante procurar a ajuda de um profissional para superar isso, como uma psicologo ou terapeuta. Mas algumas coisas você pode fazer sozinha no seu dia-a-dia e vão te ajudar a se sentir melhor consigo mesma, por isso vamos dar algumas dicas.

O importante é você?

Muita gente confunde a autoestima alta com o egocentrismo, mas os dois são muito diferentes. Focar em você é muito importante e se colocar em primeiro lugar de vez em quando é necessário para a sua saúde mental, nada disso te faz ser egoísta ou egocêntrica.

Além disso, busque mais autoestima por você e não para agradar os outros. Não tente ser mais confiante porque alguém falou que prefere assim, mas para se sentir melhor consigo mesma.

É preciso se amar, antes de conseguir amar os outros. A frase é clichê, mas não deixa de ser verdade. Conheça seu corpo, sua personalidade, descubra o que te faz feliz e alcance seus objetivos. Assim fica muito mais fácil se sentir bem e à vontade consigo mesma.

Dicas para se sentir mais segura

Busque o autoconhecimento

Se entender melhor é o primeiro passo na jornada da autoconfiança. Saber exatamente quais são os seus pontos fortes e pontos fracos vai te permitir aprender a lidar com eles. Descobrir o que te faz feliz, quais são seus sonhos e o que você faz de melhor, vai te ajudar a guiar sua vida e alcançar seus objetivos.

Além disso, se conhecendo você tem a capacidade de exaltar aquilo que há de melhor em você. Quando você passa a se conhecer, saber quem você é e ter certeza das suas virtudes, você consegue encontrar formas de se manter bem consigo mesma, feliz, confiante e atraente aos olhos de qualquer pessoa.

Várias coisas podem te ajudar a se conhecer melhor. Prestar atenção no que você costuma assistir e ler, analisar seu grupo de amigos, descobrir seus hobbies… Mas existem alguns exercícios que ajudam a direcionar as descobertas. Uma boa maneira de se conhecer e até entender melhor sua relação consigo mesma é fazer uma lista de todas as suas qualidades e defeitos. Para cada defeito, você tem que escrever duas qualidades. Depois dê uma olhada no que colocou. Você foi dura demais? Teve mais dificuldade em achar coisas boas do que ruins? Fique de olho nestas coisas.

Preste atenção à sua postura

Parte do sentimento de confiança vem de como você se porta. A postura corporal é uma das primeiras coisas que percebemos em alguém, mas, além disso, ela também é capaz de influenciar como você se enxerga. É um pouco daquele ditado “Finja até conseguir” (Fake it till you make it): o fato de você se portar com confiança vai te dar confiança. Manter uma postura ereta, com a cabeça erguida e ombros abertos faz com que você se sinta mais poderosa do que quando anda curvada.

Além disso, cuidar da postura é importante para a saúde da nossa coluna também. Xô, dor nas costas! Preste atenção em como você se porta a todo momento, não só quando você estiver em público. Dê uma de Gisele Bündchen e desfile pelo seu quarto, no mercado, na academia, no trabalho… Assim você vai internalizar o poder que a postura te dá e vai se sentir confiante aonde quer que você vá.

Em momentos de dúvida, lembre de um momento de poder

É normal ter momentos de insegurança e baixa autoestima, todo mundo passa por isso. O problema é que quando estamos mal e pra baixo, isso se reflete na nossa postura e nas nossas atitudes também. O corpo inteiro sofre e isso tem um reflexo nas nossas relações interpessoais. Então é preciso achar uma maneira de conseguir superar esse mal estar.

É verdade que às vezes a gente precisa de um empurrãozinho maior, com a ajuda de profissionais, mas algo mais simples já pode ajudar. Quando não estiver muito bem tente lembrar de momentos da sua vida que você se sentiu confiante, poderosa e vencedora. Pode ser qualquer coisa, qualquer situação que traga boas memórias e te deixe inspirada.

Invista na sua aparência

Como falei desde o começo, tudo isso tem que ser feito para agradar você e não os outros. Neste caso não é diferente. É importante entender que não importa sua aparência, se você estiver bem consigo mesma e saudável, com certeza estará linda também. E, quando você se olha no espelho e gosta do que vê, a tendência é que você queira mostrar isso aos outros também.

Descobrir o seu estilo, o que você gosta de usar e o que te deixa segura é importantíssimo. E, a partir disso, você pode escolher peças que te valorizam e te fazem se sentir confortável e bonita. Quando você se sente desejada e sensual, você faz com isso se torne uma característica sua que os outros percebem e passam a compartilhar isso, te achando atraente também.

Mas, principalmente, ficar feliz com sua aparência vai ajudar a aumentar sua autoestima e amar seu corpo. E não tem nada mais sexy que isso.

Assuma o controle da sua vida

Muitas vezes a insegurança faz com que a gente largue as rédeas da nossa própria vida, parando de tomar o controle e, muitas vezes, esperando que as coisas simplesmente aconteçam na vida ou até deixando que outras pessoas tomem as decisões por nós e deem o primeiro passo. Mas isso, além de não ser bom para a sua própria vida e felicidade, é péssimo para a sua autoestima. E tem alguma coisa mais atraente do que uma mulher cheia de iniciativa e confiança?

Por isso é importante você ir atrás do que quer. Tomar iniciativa e sempre demonstrar interesse, afinal as pessoas não sabem ler mentes pra descobrir o que você deseja. Então não fique calada, se expresse, dê sua opinião e corra atrás. Nem sempre é fácil, mas também não pra ficar esperando atrás das cortinas, vendo a vida passar.

Isso serve para tudo! Na sua vida amorosa, profissional, com seus amigos e parentes, nos seus sonhos… Seja protagonista da sua própria vida e escreva sua própria história! Isso sim é sinal de que você é uma mulher bem resolvida.

Artigos Relativos