X

3 dicas para ressuscitar um relacionamento em crise

O amor parece ter acabado? A relação está em crise e as coisas parecem esfriar mais a cada dia? São muitas as queixas que eu recebo de mulheres que dizem que o relacionamento parece não ter salvação. Que dizem ainda amar e que sabem que vale a pena continuar tentando, mas que já não sabem o que fazer porque esse relacionamento já parece estar com um pezinho no caixão. Se esse é o seu caso, continue aqui comigo!

No texto de hoje vamos falar sobre

  • Ressuscitar um relacionamento em crise é possível?
  • Dicas para ressuscitar um relacionamento
  • Compromisso de tornar seu relacionamento prioridade novamente
  • Pode ser um pouco doloroso
  • Vai exigir esforço
  • Conclusão

Ressuscitar um relacionamento em crise é possível?

Hoje vamos conversar um pouquinho sobre como ressuscitar um relacionamento! Será que é possível? Antes de entrar no assunto, preciso que você entenda algumas coisas: não adianta nada eu te dar o caminho das pedras se você não estiver disposta a lutar por essa relação. Você precisa estar aberta para descobrir como vocês chegaram a esse ponto e ter responsabilidade para assumir a sua parcela de contribuição na situação. Procure entender os traumas dos seus relacionamentos passados e esteja disposta a se empenhar pelo seu relacionamento. Combinado? Então vamos lá!

Dicas para ressuscitar um relacionamento

1. Relembre as memórias positivas. 

Quando o relacionamento está indo de mal a pior, a tendência é que você passe a prestar atenção somente nas coisas ruins e deixe todos os momentos bons que vocês já passaram de lado. Mas eles não deixaram de existir! Então, um ótimo exercício que vocês podem fazer como casal, é reavivar esses momentos em que vocês estavam felizes um com o outro. Não, não é pra passar o resto da vida vivendo de passado. É um exercício que serve para mudar a perspectiva de vocês: tirar o olhar do que é ruim e voltá-lo para o que costumava ser bom. 

Dica:

Vocês podem olhar álbuns de fotos juntos, bilhetes e cartinhas de amor, conversar sobre aqueles momentos, dizer um pro outro como estavam se sentindo naquele dia… Isso vai ajudá-los a relembrar os motivos de terem se apaixonado um pelo outro e que vocês eram sim felizes juntos.

2. Identifique quando, como e porque o seu amor enfraqueceu. 

Com certeza isso foi uma coisa que aconteceu gradualmente, mas eu te garanto que começou em algum lugar. Tentem olhar pra trás e identificar em que momento vocês deixaram de ser um casal para se tornar colegas de quarto. O que estava acontecendo na vida de vocês dois, como casal, e na vida individual de cada um que fez com que  deixassem de prestar atenção no relacionamento? Problemas financeiros? Estresse no trabalho? Preocupação com a rotina do dia a dia? 

Dica

Tentem descobrir o que foi e traçar estratégias para que, no futuro, acontecimentos como esses não tenham um impacto tão grande na vida que vocês levam como casal. 

3. Separem um momento para ser um casal

Essa é uma dica para vocês levarem para sempre, mas principalmente agora que estão em crise. O momento a dois tem a capacidade de aumentar a conexão que está perdida entre vocês e é capaz de fazê-los relembrar como é gostoso estar na companhia um do outro como homem e mulher. Estabeleçam algumas regras para não terem distrações: nada de celular, nada de falar de finanças, de trabalho… Este é um momento de vocês! Pra vocês falarem sobre as coisas que amam um no outro, para se curtirem e terem um momento íntimo sem pensar em nada além de vocês dois. No mínimo uma vez por semana, mas pode ser mais, se couber em suas rotinas! 

Dica Bônus – Pare de procurar um culpado. 

Neste momento, é a pior coisa que vocês podem fazer um pelo outro. Nada de ficar jogando as coisas na cara do outro! “Se você não tivesse feito isso…” “Aquilo que você me disse há 3 anos …” “Você nunca faz o que eu te peço…” Parem! Isso só faz mal a um relacionamento porque o que passou deve ficar no passado. Vocês devem sim analisar o que aconteceu e aprender com os erros. Devem sim explicar um ao outro o que incomoda e o porquê, mas ficar usando o erro do outro para justificar os seus próprios erros é um caminho sem voltar e só vai levá-los a mais destruição. 

Dica

Reconheçam o que poderiam ter feito ou deixado de fazer e sigam em frente sem procurar um culpado. Se a relação é composta pelos dois, os dois devem ser capazes de assumir sua parcela de responsabilidade e entender porque essa relação está como está. Beleza? Só assim vocês poderão ter um relacionamento feliz.

Compromisso de tornar seu relacionamento prioridade novamente

Depois que perceberem o quão longe a relação de vocês chegou e assumirem total responsabilidade por tudo o que aconteceu, estarão prontos para se comprometer com o que for preciso para criar um futuro diferente juntos.

Esse caminho é realmente semelhante a se tornar um imigrante emocional. Você tem que essencialmente deixar tudo que não funcionou para trás. Seu relacionamento está em uma crise existencial: vocês não podem voltar a ser quem eram juntos e precisam encontrar um novo caminho. 

Pode ser um pouco doloroso

Ressuscitar um relacionamento em crise pode ser muito doloroso, já que precisam  enfrentar esses desafios à medida que os dois expõem as mágoas que causaram. Quando isso acontecer, não culpe a si mesmo ou a seu parceiro de forma alguma. Tente se concentrar no que cada um de vocês pode dar e precisa para seguir em frente, que pode tornar seu novo relacionamento emocionante, significativo e aprofundado. Você pode deixar o fracasso para trás, porque sabe o que o causou e o que deve fazer agora para deixar essas tristezas no passado.

Vai exigir esforço

Embora não devamos permanecer em um relacionamento que comprometa nosso bem-estar, todos os relacionamentos exigirão nosso esforço sincero e conformidade com as necessidades de nosso parceiro. Não desistir de alguém e tentar ressuscitar um relacionamento pode ser a chave para um amor duradouro e inesquecível.

Conclusão

Ressuscitar um relacionamento em crise pode ser bem complicado, né, gente? Mas não precisa ser! O segredo está em como lidar com as situações que são colocadas na nossa frente, sempre mantendo o amor e o respeito um pelo outro. Isso é sinal de um casal consciente e bem resolvido!

Gostou das nossas 3 dicas para ressuscitar um relacionamento em crise? Então inscreva-se em nossa newsletter e receba mais dicas como essa!

Artigos Relativos