Linguagens do amor: descubra qual é a sua e melhore seu relacionamento

Se você gostou desse Blog clique no +1:

Linguagens do amor: descubra qual é a sua e melhore seu relacionamento

O amor é universal, é a força que move tudo. No entanto, nós  expressamos, damos e recebemos esse amor de maneiras diferentes. Assim como existe vários idiomas como espanhol, inglês, francês, japonês e outros, também há algumas “línguas” básicas para expressar amor. Como essas línguas variam, você pode falar um “idioma”, mas seu parceiro, seus pais, seus irmãos, seus amigos, os outros a quem você concede amor, podem falar outra e isso pode causar um pouco de ruído no relacionamento. Para ajudar a compreender essa questão, confira quais são as 5 linguagens do amor e descubra qual é a que você fala.

No texto de hoje, vamos falar sobre

  • As linguagem e como elas são usadas
  • As 5 linguagens do amor
  • Comece a utilizar as linguagens do amor

As linguagens e como elas são usadas

O Dr. Gary Chapman escreveu um livro chamado “As Cinco Línguas do Amor”, uma jornada interessante através de vários capítulos que traz alternativas muito boas às várias situações que surgem entre os casais. Cada um de seus capítulos contém verdades que abrem novas maneiras de salvar um casamento ou casal que está em falência. Ou ajuda a compreender melhor os relacionamentos amorosos em geral, seja com nossa família, entre pais e filhos.

Essas linguagens podem ser muito importantes para que o relacionamento melhore substancialmente, não só em casal, mas entre amigos, colegas ou familiares. Chapman enfatiza que a forma como o amor é demonstrado é muito pessoal e diferente. Da mesma forma, a maneira como você entende e demonstra o amor pode ser diferente da do seu parceiro. Por isso, quando você conhece todas essas linguagens, você pode começar a entender algumas questões do seu relacionamento e ter novas ideias de como expressar o seu amor.

As 5 linguagens do amor

1. Palavras de afirmação

Este tipo de linguagem significa queexaltamos as boas ações ou qualidades da outra pessoa, sem cair em adulação desnecessária. O objetivo é que a outra pessoa se sinta apreciada e que reconheçam com justiça suas principais conquistas ou ações bem-sucedidas. Esta linguagem é para aqueles que precisam, por meio de palavras, saber que fazem coisas boas, que valorizamos o seu trabalho,  esforço e dedicação.

Como usar –  A ideia é infundir valor ao amado, enfatizar suas conquistas em vez de criticar as falhas. Se o que você faz é criticar, você ajuda a afundar uma pessoa para quem as palavras de afirmação são muito importantes. Portanto, tenha em conta que existem pessoas para quem é vital sentir amor através de palavras. Mas palavras afirmativas,  não-destrutivas.

Recomenda-se usar frases diretas, simples e contundentes: “Eu te amo muito, “Eu adoro quando você me explica tão bem”. Porém, é importante que as palavras ditas sejam verdadeiras e venham do coração.

linguagens do amor

2- Tempo de qualidade

As pessoas preferem que o amor seja mostrado com atenção real quando estiverem com seu parceiro, independentemente de serem apenas algumas horas ou alguns minutos. A prioridade nesta linguagem de amor é estar focado no tempo que está sendo compartilhado com o parceiro. O tempo de qualidade não é tanto o ato, mas a diversão ao compartilhar isso com nossos entes queridos; ouvindo e sendo ouvido, sem pressa ou outras distrações.

Como usar – Faça atividades em comum e dê todo o seu tempo e atenção ao seu parceiro. Vocês podem jantar juntos, caminhar, conversar enquanto tomam um bom vinho. Evite se distrair com o celular, TV, redes sociais. Se houver alguma interrupção urgente, peça desculpas e volte sua atenção para ele assim que puder.

3- Presentes

O significado do presente parece ter perdido seu valor em uma sociedade de consumo: “Quanto mais presentes e mais caro, melhor”, essa é a máxima das pessoas, independentemente de sua necessidade ou utilidade. Porém, há presentes que expressam muito amor e carinho por serem feitos pela pessoa ou por serem comprados com cuidado. Nessa linguagem, as pessoas apreciam que seu parceiro dedicou tempo, dinheiro e esforço para deixá-las felizes.

Como usar – Investimos recursos como tempo, dinheiro ou materiais especiais para fazer algo, procurar o presente certo para uma pessoa especial. Esse ato envolve sentimentos e atitudes, não dinheiro. Os presentes podem ir desde um carro até detalhes simples, como mensagens imprevistas, um cartão sem motivo especial e até mesmo dar o nosso tempo para compartilhar com essa pessoa especial.  Se quiser algumas ideias, fizemos um artigo com dicas de presentes, que você pode conferir aqui.

linguagens-do-amor-catia-damasceno

4- Atos de serviço

Nessa linguagem, o amor é demonstrado através de pequenos atos. Eles não precisam necessariamente ser algo fora do comum, na verdade uma série de atos “pequenos e constantes” valem mais do que um ato “grande e único”. Não é uma necessidade ou uma obrigação, mas algo generosamente feito para ajudar o outro”. Aqueles que preferem essa linguagem consideram que “uma ação vale mais que mil palavras”, então valorizam muito as coisas que o parceiro faz para elas.

Como usar- Tentar agradar a pessoa amada com pequenos atos pode ser gratificante.  Podem ser situações simples, como pagar as contas, fazer a manutenção do carro, ajudar configurar o seu celular, cozinhar, lavar a louça após o jantar. Isso deve ser feito com um sorriso no rosto, sem esperar nada em troca.

5- Toque físico

Vários estudos mostraram que as crianças pequenas que foram abraçadas e com muito contato físico ganham maior confiança em si mesmas. Isso acontece porque é bastante comum que o “toque físico” seja utilizado como um poderoso comunicador de amor. Essa é a forma mais simples e direta de comunicação. Para algumas pessoas, o contato físico é a sua linguagem principal, pois sentem segurança e felicidadeatravés dele; e sem eles não se sentem amados.

Como usar- A primeira coisa que você pensará ao pensar nessa linguagem é sexo, mas não se limita somente a isso: trata-se de mostrar amor com abraços, beijos, carícias, massagens, dar as mãos em público, assistir a um filme juntos, apoiando-se e claro, fazendo sexo. Essas são formas de transmitir e receber amor do casal.

linguagens-do-amor-catia-damasceno

Comece a utilizar as linguagens do amor

Quando conhecemos as 5 linguagens do amor, elas podem parecer óbvias, mas, se pensarmos por um momento, poucas vezes dizemos as pessoas como preferimos que elas demonstrem amor. Como ninguém tem bola de cristal, essa falta de comunicação pode gerar frustração e mal entendidos, já que muitas vezes esperamosuma forma de demonstração de amor e não somos atendidas.

É importante que você identifique como você gosta de demonstrar o amor, mas também saber qual a linguagem que seu parceiro prefere, para que você possa expressar seus sentimentos de maneira efetiva. Dessa forma, vocês passarão a falar o mesmo “idioma”, e com certeza o relacionamento de vocês melhorará. Que tal começar a usar as linguagens do amor hoje mesmo?

Gostou do nosso artigo? Então você vai adorar as lives que acontecem todas às terças e quartas-feira no meu Facebook e Instagram. Nelas eu abordo assuntos que são de interesse de todas nós mulheres. Participe e tire as suas dúvidas. Te espero lá!

Super beijo!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com suas amigas:

  • Joyce Ortolan

    Cátia amei o tema, é muito legal quando a gente descobre a nossa linguagem, fica mais fácil pra dizer ao outro do que gostamos, assim como fica mais fácil entender eles também. Vcs são maravilhosos, sempre se empenhando pra trazer conteúdo de qualidade. Estão todos de parabéns, vc tem um equipe genial, que Deus continue abençoando seu trabalho. Bjos pra todos.

  • Bella Cavalcanti

    Cadê o testeeee???

  • Aline Oliveira Lima

    Adorei mais acho que me identifiquei em duas rs , pode ser?