Todos os dias eu recebo inúmeros e-mails de mulheres me perguntando o que significa quando seu parceiro se afasta sem nenhum motivo e deixa de dar a atenção devida ao relacionamento. Muitas mulheres se desesperam achando que este pode ser o fim de relacionamento, mas hoje você vai entender que este comportamento é super normal!

Minha resposta para esta pergunta é quase sempre a mesma. Querer ter um momento sozinho é muito comum para o homem, mesmo no melhores dos relacionamentos, isso não tem nada a ver com o fim de relacionamento. No vídeo de hoje vamos conversar sobre  como a mulher deve LIDAR com a situação quando ele faz isso, e ao final deste artigo você pode baixar gratuitamente o PDF com mais dicas e exercícios práticos para aplicar no seu relacionamento. Vamos lá?

Faça abaixo o download do resumo e do exercício prático do vídeo como prometido.

No artigo de hoje vamos falar sobre:

  • Como lidar com o afastamento do seu parceiro
  • 2 passos para não perdê-lo
  • 3 segredos para melhorar a relação

Como lidar com o afastamento do seu parceiro e evitar o fim de relacionamento

Eu já falei sobre isso, e vou repetir: mulher pensa muito. Isso tem a ver com nosso cérebro e não há nada que possamos fazer para mudar isso, então porque não aproveitarmos esta “vantagem” para controlarmos como nossa cabeça responde a cada atitude que nosso parceiro toma, ao invés de tentar controlar quando ele se afasta.

Pense nisso por um minuto. Você sabe que se quiser pode ter um enorme poder sobre ele orientando as coisas em uma direção positiva e não negativa … Mesmo se ele não está “ajudando” em um determinado momento.

Então, deixa eu te perguntar uma coisa: como você costuma reagir quando ele se afasta? Você fica chateada, imagina coisas ou mesmo fica com medo do fim de relacionamento chegar? Às vezes perde até o controle e vive pensando nos momentos ruins que já aconteceram e imagina coisas ruins que ainda não aconteceram e não vive o presente? Você vive insegura no seu relacionamento, com medo do fim de relacionamento?

fim de relacionamento Cátia Damasceno

As brigas e desconfianças podem aparecer né, por qualquer motivo…

Seja forte e respire!  Você pode fazer a sua escolha de forma consciente e se conectar com ele ao invés de afastá-lo ainda mais.

Uma boa forma de levar isso é não se envolver em tudo. Você já deve ter ouvido falar na expressão “toda ação gera uma reação”, é muito importante que você tenha isso em mente. O objetivo aqui é que você não tome uma atitude, e sim tenha o controle sobre a situação, e às vezes essa é melhor maneira de reagir. E por que fazer isso? Assim, você permite que as coisas aconteçam naturalmente e começa a entender as situações para tomar as medidas necessárias.

fim de relacionamento

Como conseguir isso na prática?

Deixa eu te mostrar o que quero dizer em 2 situações (essas são dicas tanto para solteiras quanto casadas):

1 – Dê um passo para trás

Ele tem se mostrado super atencioso, mas do nada ele se afasta, sua reação imediata é tentar corrigir o que pode ter acontecido não é? Você provavelmente já começa a se preocupar e perguntar para ele o que ele está pensando o que ele está sentindo sobre você porque você está convencida que existe um problema (que muitas das vezes não existe) e quer que ele concorde com isso também.

Embora isso possa parecer uma coisa sensata, proativa a se fazer, geralmente deixa você frustrada e pode criar uma distância maior entre vocês dois, já que você está “invadindo” um momento que ele precisa estar só.

Isso ocorre porque em qualquer relação que uma pessoa tente te convencer de alguma coisa, normalmente você tende a resistir. É a natureza humana!  Em vez disso, a melhor coisa a se fazer é tirar o foco do “problema” e permitir que ele tenha o espaço dele e, depois deste tempo, deixar que ele volte naturalmente para você.

2-  Identifique porque ele está se afastando

Dê a você a chance de observar ele e identificar se é um padrão de comportamento que se repete no decorrer do relacionamento.

Pelo que analisei, há duas maneiras do homem se afastar:

  • Afastamento  relâmpago

Quando o homem precisa de um espaço para ele mesmo e se afasta por algumas horas. Ele “desliga” seus sentimentos e o poder da comunicação, mas ele não faz isso por muito tempo. Nesse caso ele é capaz de se comunicar aos poucos, dando algum espaço para sentimentos.

  • Afastamento intenso

Este tipo de afastamento o deixa travado para demonstrar seus sentimentos. Geralmente dura mais e é mais intensa. Esta situação se repete frequentemente devido a situações que o homem não é capaz de lidar emocionalmente, assim não permitindo a troca e a interação que um relacionamento real requer.

Tá bom, e como fazer ele se aproximar e não se afastar?

Primeiro você tem que entender que a habilidade de criar ATRAÇÃO é fazer seu parceiro sentir alguma emoção por estar com você. Aliás, o que todo mundo quer é saber como manter o interesse um pelo outro por muito tempo.

Muitas mulheres pensam que a atração é quando uma pessoa quer o que outra pessoa tem. Alguns pensam da atração como o resultado de ser bonita ou ser “atraente”. Na verdade, eu acho que muitas pessoas confundem atração com “ser atraente”.

Quando penso no conceito de atração, penso nele principalmente como uma EMOÇÃO. Em outras palavras, a atração é um sentimento. Parece-me que a atração é realmente uma combinação de experiências poderosas, valores e crenças que se reúnem para formar uma emoção muito, muito especial que se relaciona também com a parte física e emocional.

Uma das principais armas para gerar atração é você se sentir uma mulher bem resolvida com você mesma. Instantaneamente você já fica interessante vivendo assim experiências mais prazerosa, alinhando valores e eliminando crenças que te bloqueiam. A atração, levando em consideração esses aspectos, torna o relacionamento mais duradouro.

como evitar que ele se afaste

Medo do fim de relacionamento? Veja 3 segredos para mantê-lo próximo!

1 Escute verdadeiramente

Homens, assim como as mulheres, precisam sentir que está tudo bem, e que eles serão ouvidos e respeitados. E quando eles percebem que sua parceira não está realmente ouvindo ou interessada em quem eles realmente são ou como eles realmente se sentem, eles vão começar a se desligar pouco a pouco.

Tenha em mente na próxima vez que vocês estiverem conversando que é melhor ouvir sem julgamentos e tentando compreender o que ele está falando, mesmo que aquilo não seja o que você queira ouvir, assim ele vai se abrir cada vez mais para você.

2 Saiba criticar de forma construtiva

Isso pode soar óbvio, mas é incrível como em muitos relacionamentos os homens percebem a comunicação da mulher como sendo sempre crítica, mesmo com o esforço da mulheres te tornar a relação melhor

Você deve saber que a maioria dos casais que não dão certo sempre estão criticando uns aos outros. A crítica pode ser destrutiva e acabar com o relacionamento.

No final, isso vai motivar ele a se distanciar de você e ver o seu relacionamento como um lugar negativo que ele precisa para fugir, aí sim pode ser o fim de relacionamento que você não queria.

3 Mostre que se importa com ele

Um homem quer ser respeitado por seus pensamentos e ações, e a forma como você pode mostrar isso para ele é através do ELOGIO.

Infelizmente, muitas vezes as mulheres, especialmente as mulheres inteligentes, independentes e bem-sucedidas, bloqueiam involuntariamente a oportunidade do homem agradá-las. Em resumo, elas tornam difícil para um homem fazer para elas as mesmas coisas que eles gostariam.

Deixe que seu parceiro seja o homem da relação, não tente tomar a frente de tudo e, quando ele fizer algo bem, e quando você perceber o esforço dele, elogie. Você verá que este simples gesto produz muitos efeitos bacanas.

Gostou das dicas e do vídeo de hoje? Abaixo você pode baixar um arquivo com um resumo do que falei aqui e com um exercício prático para você aprender a manter seu parceiro próximo a você.

Super beijo!

Os 3 segredos dos relacionamentos duradouros e felizes. Baixe Agora!

Texto de Cátia Damasceno

Cátia Damasceno é Fisioterapeuta especializada em uroginecologia, coach, palestrante e idealizadora do Programa Mulheres Bem Resolvidas.