Descubra os cuidados e os exercícios para melhorar a autoestima!

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Descubra os cuidados e os exercícios para melhorar a autoestima!

Muitas pessoas que admiramos não são muito bonitas ou atraentes, mas têm uma personalidade que os torna adoráveis,simpáticas e que encantam todos ao redor. Qual o segredo delas? Provavelmente elas possuem uma autoestima elevada, estão bem consigo mesmas e conseguem passar isso para o mundo. Infelizmente, nem todo mundo consegue ter uma visão favorável de si mesma e  isso acaba afetando suas relações sociais  e profissionais. A boa notícia é que é possível mudar essa situação com alguns simples exercícios para melhorar a autoestima. Neste artigo, vou falar sobre alguns exercícios para melhorar a autoestima e se tornar uma mulher mais confiante. Vamos lá?

exercicios-para-melhorar-a-autoestima

No texto de hoje vamos abordar os tópicos:

  • O que é autoestima?
  • Importância da autoestima saudável
  • Baixa autoestima
  • Exercícios para melhorar a autoestima
  • Depois dos exercícios para melhorar a autoestima agora é com você!

O que é autoestima?

A autoestima é uma sensação de satisfação que vem de reconhecer e apreciar o nosso próprio valor. Não é um termo que inclui comparação ou competição. Com a elam aprendemos a reconhecer e experimentar as nossas próprias qualidades.

A autoestima tem a ver com o quanto nos amamos e a opinião que temos sobre quem somos e nosso valor pessoal. Ela pode ser fraca em certos momentos: quando estamos deprimidos ou esgotados. A boa notícia é que sempre há tempo de desenvolvê-la em qualquer momento de nossas vidas.

Importância da autoestima saudável

A autoestima é moldada através das avaliações que as pessoas fazem de si mesmas com base nos pensamentos, experiências e sentimentos que elas coletaram ao longo de suas vidas. Isso influencia o respeito próprio e a confiança nas próprias habilidades.

Pessoas com autoestima saudável dependem de seus próprios recursos, do que são capazes de fazer, de pensar e de sentir, o que lhes permite acreditar que são capazes de lidar e interagir com o mundo. Elas acreditam que são capazes de fornecer soluções e ideias e gerar mudanças positivas no mundo.

É  importante ter uma autopercepção  positiva para reduzir os medos e os pensamentos limitantes que nos bloqueiam. Se você se valorizar, será capaz de conhecer os seus pontos fortes, reconhecer suas realizações e aceitar seus erros. Com isso, vai saber que tem a capacidade de se levantar depois da queda e irá  buscar estratégias para não cair novamente.

Baixa autoestima

Pessoas com baixa autoestima não acreditam que merecem felicidade, sentem que não têm capacidade suficiente, habilidades ou recursos para “merecer ser feliz” e estão intimamente relacionadas ao sentimento de inferioridade. A falta de confiança pode afetar sua vida pessoal e profissional, impedindo que você cresça e conquiste seu espaço. Ela também pode afetar sua saúde emocional e física, gerando uma série de problemas, tais como:

  • Insônia: se, em geral, os distúrbios do sono forem causados por estresse ou excesso de responsabilidades, pode ser uma consequência da baixa autoestima. A frustração, a insatisfação e o fato de se sentirem fracas e menos competentes é uma fonte de problemas do sono.
  • Hipertensão: entre as causas da hipertensão estão obesidade, inatividade física e estresse emocional. A baixa autoestima piora essa situação, já que o pessimismo faz com que a pessoa reduza suas atividades ao mínimo.
  • Depressão: a depressão é uma das doenças mais difíceis de serem detectadas e mostra que o que acontece no reino emocional imediatamente se move para o plano físico. Ter uma baixa autoestima, pensar que não somos capazes de fazer nada, que não merecemos ser felizes, é um bilhete seguro para a depressão.
  • Transtornos alimentares: os problemas de autoestima geralmente se referem ao aspecto estético. Muitas vezes você se acha feia ou gorda e não aceita a si mesma Isso pode gerar uma instabilidade emocional. O próximo passo é ficar obcecada e tentar mudar o seu corpo, o que pode levar a um distúrbio alimentar.
  • Suicídio: o risco de suicídio entre pessoas com baixa autoestima é alto. Uma pessoa que não está ciente de que vale a pena, que não se sente amada, que se afundou no pessimismo, pode querer acabar com essa vida que ela acredita ser  tão negativa e frustrante.
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Exercícios para melhorar a autoestima

Viva o presente

Não adianta ficar presa ao passado ou focar sua existência em um “futuro feliz” se nada for feito para aproveitar o presente. Talvez o seu passado tenha sido muito melhor, ou talvez ele tenha sido um desastre, mas ele se foi! A vida nos dá uma nova oportunidade todos os dias, e se você é capaz de viver aqui e agora,  terá múltiplas oportunidades para aprender coisas novas e aproveitar plenamente os bons momentos.

Aceite a si mesma

Cada pessoa é única por isso é inútil se comparar com o resto do mundo. Todos nós temos nossos pontos fortes e fracos, mas mesmo todas as fraquezas podem ter um lado positivo, se soubermos olhar do ângulo certo. Deixe de lado as comparações e escolha melhorar, levando em consideração os recursos, capacidades e necessidades de cada um.

Ame e respeite a si mesma como pessoa, assim como você deseja que outros o façam.

Reconheça suas conquistas

O mau hábito de lembrar das falhas em vez de sucesso levam as pessoas a subestimar as habilidades e realizações, aumentando suas fraquezas e erros. Só porque você não está acostumada a não ver seu melhor ângulo não significa que ele não exista. É por isso que é importante que você comece a refletir, lembrar e reconhecer as realizações que fazem parte de sua vida e que tenham ocorrido graças a você.

Saia da sua zona de conforto

Para perseguir  sonhos e alcançar metas, é essencial deixar a nossa zona de conforto e enfrentar o desconhecido. O  pior que pode acontecer é que você falhe na tentativa, mas terá sido melhor do que passar o tempo em cima do sofá… A vida é risco, escolhas, decisões, quedas, armadilhas, mudanças , mas a letargia de “não fazer nada por medo” está longe do conceito de vida.

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Seja menos crítica consigo mesma

Os pensamentos negativos projetados sobre si mesma destroem a autoestima, por isso é muito importante substituí-los por positivos. Pense em uma pessoa querida para você. Será que você se imagina dizendo a ela todos os dias frases como:  “você é inútil”, “você é horrível “, “você não é capaz de fazer nada “? Provavelmente não, porque é cruel.  Por que então você faz isso consigo mesma?

Não se compare constantemente com os outros

Como já vimos antes, somos todos diferentes e todos temos certas características pessoais que nos tornam especiais. Eu não vou mentir para você se eu disser que você é melhor do que muitos outros em muitas coisas, assim como não é uma mentira dizer que somos piores em algumas áreas. Isso é normal.

O problema é que muitas mulheres têm a mania de se comparar com outras pessoas e se sentem frustradas quando percebem que não conseguem ser iguais a elas. A mídia costuma impor padrões de beleza inalcançáveis e não é saudável tentar segui-los. Concentre-se em si mesma, em sua vida. Invejar e idealizar a vida do outro só trará infelicidade.

Tenha fé em si mesma

Talvez a palavra Fé faça você pensar na religião, mas é algo mais relacionado à sua espiritualidade. É uma questão de adquirir um hábito básico ter fé ou confiança incondicional em si mesma. Fé que você pode alcançar uma vida plena e equilibrada e que é  você e ninguém mais que está na direção de sua vida. Que você tem um valor único como ser humano, e que isso não é algo que depende da apreciação dos outros. Na medida em que você for capaz de superar os constrangimentos e as armadilhas da sua própria mente, você será capaz de muitas coisas.

Defina metas realistas

Trace objetivos relativamente fáceis de alcançar e metas que você possa manter. Pouco a pouco, você pode aumentá-las e verá que, passo a passo, está conseguindo alcançar seus objetivos. Se você falhar, aprenda com isso sem se culpar por seus erros, pois falhar é uma maneira de saber como fazer de forma diferente na próxima vez. Atreva-se a enfrentar os desafios.

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Sempre se esforce para melhorar, mas sem obsessão

Procure sempre aceitar a si mesma, mas também mantenha humildade suficiente para melhorar aquilo que você acredita que não está de acordo com os seus valores. Se perceber que não consegue sozinha, procure um profissional que possa te ajudar. Sempre comece identificando o que você quer mudar. Em seguida, elabore um plano para atingir seus objetivos. Sempre podemos adquirir habilidades, melhorar alguns aspectos da nossa vida e sermos melhores pessoas. Nunca é tarde para continuar crescendo.

Atreva-se

Sem forçar, sem passar do limite, tente ir um pouco mais longe do que você foi da última vez. Esses pequenos passos te darão  uma imensa confiança, como quando uma criança está aprendendo a andar de bicicleta. Se necessário,  peça ajuda, mas não pare de ousar um pouco mais a cada dia.

Perdoe-se

Esse é um dos exercícios para melhorar a autoestima mais interessantes . Deixe para trás o que faz você se sentir culpada e que te bloqueia quando você vai fazer algo. Esqueça de uma vez por todas o que você fez no passado e que esperava ter feito diferente. Se você se sentir culpada, não pode sentir que é uma pessoa valiosa, então aceite que no passado você não fez certas coisas como esperava e perdoe a si mesma para continuar seu caminho.

Escreva uma carta e descreva tudo o que a faz se sentir culpada. Diga adeus a essa carta e rasgue-a em mil pedaços. A partir desse momento você começa do zero, com tudo o que aprendeu, mas deixando a culpa para trás. Comece um novo capítulo na sua vida.

Não dependa da aprovação de outros

Alguns  comentários são importantes, mas não fique obcecada com o que as outras pessoas dizem. Você tem que ter certeza de si mesma e acreditar no que está fazendo. A aprovação de outros nunca deve estar acima da sua.

Cuide de si mesma

Muitos podem acreditar que é um conselho bobo, mas a maneira como  você se mostra afeta poderosamente como você se sente. Na verdade, apenas o fato de escolher uma roupa e se sentir bonita é um dos bons exercícios para melhorar a autoestima. Negligenciar sua apresentação pessoal pode ser um sinal de que seu espírito também é negligenciado.

Cuide também do seu corpo. Coma bem, descanse o suficiente, faça exercícios físicos e tenha hábitos saudáveis de modo que seu corpo não se queixe. Cuidar de si mesma fará você se sentir bem e ajudará a melhorar a autoestima.

cuide

Agora é com você

Os exercícios para melhorar a autoestima que estão nesse artigo são simples e fáceis de serem colocados em prática. Você verá que, aos poucos, se sentirá melhor e com uma autoestima muito mais elevada. Se você não se sentir melhor depois de um tempo, a terapia psicológica pode ajudá-la. Lembre-se: há apenas uma pessoa que pode mudar sua vida, e essa pessoa, é você! Portanto, comece a agir e vá agora atrás da sua felicidade.

Gostou do artigo com dicas de exercícios para melhorar a autoestima? Então você vai adorar as lives que acontecem todas às terças e quartas-feiras no meu Facebook e Instagram. Nelas eu abordo assuntos que são de interesse de todas nós mulheres. Participe e tire as suas dúvidas. Te espero lá!

Super beijo!

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