Ele não te valoriza? Só tem um jeito dele mudar...Descubra como!

Se você gostou desse Blog clique no +1:

Ele não te valoriza? Só tem um jeito dele mudar...Descubra como!

Estar em um relacionamento é dividir alegrias e tristezas, é estar ao lado de alguém que nos ama e nos respeita. Isso deveria acontecer com todos os casais, mas nem sempre é assim. Há casos em que a mulher faz de tudo pelo parceiro, mas ele claramente não valoriza esse relacionamento e demonstra isso de diversas formas. Se você nunca passou por isso, deve conhecer alguém que já viveu esse drama: uma parente, uma amiga, uma vizinha. O que fazer nessa situação? Eu posso te afirmar, ele não te valoriza? Só tem um jeito dele mudar. Ficou curiosa? Leia até o final.

ele-nao-te-valoriza-catia-damasceno

No post de hoje vamos abordar os seguintes tópicos:

  • Ele não te valoriza? Descubra os sinais!
  • Por que ele te trata assim?
  • Por que permitimos que alguém faça isso?
  • Nossa mente encontra desculpas
  • As consequências
  • Como romper esse ciclo?
  • O que fazer?
  • Como mostrar o seu valor?
  • Vale a pena continuar?

Ele não te valoriza? Descubra os sinais!

Às vezes, alguns comportamentos podem fazer você se perguntar: ele não te valoriza? Muitas vezes ele não respeita você? Veja alguns sinais mais comuns.

Ele é crítico com seus sonhos e objetivos

Todos os sonhos, não importa quão tolos ou impossíveis, devem ser respeitados e nutridos. Se alguém não respeita seus sonhos,  também não respeita você.

Ele mente

Mentir é um grande sinal de que você está lidando com uma fraude ou com alguém que é muito fraco para enfrentar você. Também diz que ele não têm uma opinião muito alta sobre você.

Ele te deixa em segundo plano

Uma coisa é ter a mesma importância que a família e amigos íntimos, outra bem diferente é ficar em segundo plano. Ninguém deve sentir que não é uma prioridade para seu parceiro.

Ele quer que você mude

É normal mudar um pouco em um relacionamento, como meio de adaptação, mas você nunca deve se perder completamente. Se o seu parceiro forçou você a mudar seus valores ou opiniões, é um sinal grave.

Ele quebra sua confiança

Não se trata apenas de mentir, mas também de coisas pequenas. Se você sair da cidade e você pede que ele cuide do seu gato, você precisa confiar que ele fará isso. A confiança quebrada raramente pode ser reparada.

Ele faz você se sentir inferior

Ele faz pequenos comentários que reduzem sua autoestima. Quando você usa um vestido curto, ele faz você se sentir como uma vagabunda. Quando você ganha um pouco de peso, ele faz você se sentir feia. Quando você bebe demais, ele diz que você só sabe passar vergonha.

Não cumpre compromissos

Ele geralmente cancela encontros sem uma boa desculpa. E ele espera até o último minuto para te dizer, o que arruina completamente seus planos para a noite.

Não respeita sua opinião

Ele não respeita sua opinião. Ele diz que suas bandas favoritas não são boas. Que seus shows favoritos são lixo. Que seus livros favoritos são aborrecidos. Ele acha que tudo o que você diz é estúpido.

Dá em cima de outras

Ele flerta com outras garotas. Ex-namoradas, amigas mulheres, garçonetes. Ele não esconde a atração que sente por outras mulheres.

ele

Por que ele te trata assim?

A resposta é simples:  porque você permite. Não podemos impedir que as pessoas se comportem de forma errada, mas podemos decidir qual será a nossa reação diante desse comportamento, como iremos reagir quando somos desvalorizadas. Podemos ir ou podemos ficar, enfrentar ou ficar calada. Ele não te valoriza? Você tem pensado se a sua atitude permite que ele haja assim?

Por que permitimos que alguém faça isso?

Por que nós permitimos que nosso parceiro continue fazendo as mesmas coisas, repetidamente? Uma razão simples seria o fato de amá-lo. Quando amamos muito alguém, queremos estar sempre com ele e tentaremos justificar seu comportamento de todas as formas. Quando a nossa autoestima é baixa, é ainda pior: encontramos uma maneira de ficar nesse relacionamento porque a perspectiva de não ficar com essa pessoa é muito assustadora. É aquele velho ditado “ruim com ele, pior sem ele”. Ele não te valoriza? Não, mas você não quer perde-lo.

Nossa mente encontra desculpas

Você já ouviu falar em dissonância cognitiva? É quando uma pessoa possui uma opinião ou um comportamento que não está de acordo com seus valores ou suas opiniões e comportamentos normais. O termo dissonância cognitiva é usado para descrever as sensações de desconforto que resultam de duas crenças contraditórias. E como isso é aplicado nos relacionamentos?

Quando estamos nesse tipo de relacionamento, arranjamos todo tipo de desculpas para  justificar a situação em que estamos. Por exemplo: se sua amiga estivesse em um relacionamento com uma pessoa assim, você provavelmente iria dizer para “cair fora” e “procurar uma pessoa que a valorizasse”. Porém, quando você está passando por isso, quando está com uma pessoa que você ama, mas não te valoriza, você encontra desculpas para o comportamento dele. Você pensa coisas como “ele está muito cansado”, “ele está nervoso por causa do trabalho dele”. Desculpas que, no fundo, nem você acredita.

As consequências

O problema deste tipo de relacionamento é que eles podem afetar seriamente sua autoestima. Às vezes, quando você está no limite, prestes a pular fora, sua autoconfiança está tão baixa que você começa a pensar “Talvez ele não seja tão ruim” ou “Talvez eu mereça esse tratamento”. E ainda que você decida romper, sua falta de confiança em si mesma pode permitir que você volte para ele novamente ou encontre alguém que te tratará tão mal quanto o seu atual. Você entra nesses ciclos repetitivos de ter o mesmo comportamento uma e outra vez.

ele não te valoriza?

Como romper esse ciclo?

Você rompe esse ciclo prestando atenção aos seus instintos no início do relacionamento. Se você está em um relacionamento há anos, prestando atenção aos instintos que você tem ao longo do tempo. Sabe aqueles momentos que você sente que algo não está certo? Que você tem uma espécie de sexto sentido?  Os instintos afloram, geralmente no momento que seu parceiro não está tratando você da maneira que você deseja (e merece).

Faça uma análise: quando você pensa sobre o seu homem ideal, a pessoa com quem deseja passar o resto da sua vida,  você imagina como ele deve ser, as características que ele deve ter e o modo como você gostaria que ele te tratasse. Agora, compare com o seu parceiro atual, a pessoa que está diante de você. Será que é isso o que você quer para a sua vida?

O que fazer?

Não é suficiente ter instintos. Muitos de nós têm esses sentimentos de que estamos no lugar errado ou estamos tomando decisões erradas ou não devemos estar com essa pessoa. Mas não agimos, não fazemos nada. Confiar nos seus instintos é apenas metade do quebra-cabeça. A outra metade é agir. É ter a força, a coragem e a autoestima para fazer o que você sabe que deveria fazer. A ironia é que, quando nossa autoestima é baixa, começamos a confiar menos nos nossos instintos.

Como mostrar o seu valor?

Se nós não mostramos o nosso próprio valor, eles nunca vão nos valorizar. Em um relacionamento, quando não nos comunicamos honestamente sobre o que não gostamos e não permitimos,  se não impomos limites, eles nunca irão mudar. Se os nossos parceiros não tiverem em mente que haverá consequências se não nos tratarem com respeito suficiente, eles não terão nenhum incentivo para mudar. Eles irão continuar com o mesmo comportamento ou irão até piorar. Eles irão continuar ultrapassando nossos limites.

ele-nao-te-valoriza-catia-damasceno

Vale a pena continuar?

Não há uma resposta certa ou errada. Ele não te valoriza? Cabe somente a você decidir se continua nesse relacionamento ou não. No entanto, caso você decida permanecer, tenha certeza de impor seus próprios limites, tenha certeza de que ele irá mudar o jeito que ele trata você. Mostre que você precisa e merece ser valorizada. Não aceite menos. Não deixe que um relacionamento mine sua autoconfiança e sua autoestima. Se você perceber que esse parceiro não te respeita e que nunca irá te valorizar, pule fora, sem medo. Você merece muito mais e há muitas outras pessoas lá fora que poderão te fazer feliz, do jeito que você merece!

Gostou do artigo? Então você vai adorar as lives que acontecem todas às terças e quartas-feira no meu Facebook e Instagram. Nelas eu abordo assuntos que são de interesse de todas nós mulheres. Participe e tire as suas dúvidas. Te espero lá!

Super beijo!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com suas amigas:

  • Katia Valeria Dantas

    Obrigada! Precisava ler isso, me esclareceu muitas coisas.