No artigo de hoje eu vou falar sobre os riscos que a ducha vaginal pode trazer para a saúde íntima das mulheres e a importância de ter uma boa higiene íntima.

Isso porque a região genital feminina é um ambiente propício a infecções e cuidados adequados são necessários. Então, fique comigo até o final deste post para conferir todas as dicas e aprender a forma correta de higienizar a sua cherolane.

E, hoje, você também vai aprender exercícios maravilhosos para deixar a sua saúde íntima em dia sem precisar fazer nada mirabolante, e o melhor, sem a necessidade de ducha vaginal.

Tópicos que vou abordar:

  • Ducha vaginal e higiene íntima: tudo o que você precisa saber
  • O que é a ducha vaginal?
  • Alerta importante sobre ducha vaginal
  • Entenda porque o seu corpo não precisa de ducha vaginal
  • Como fazer a higiene íntima corretamente
  • Passo a passo de como lavar a vagina
  • Observações importantes sobre a higiene íntima 
  • Como a ginástica íntima ajuda manter a sua saúde íntima 
  • Não use a ducha para se livrar de coceira, ardências ou corrimentos
  • Como fazer a higiene íntima depois da relação sexual?
  • Tipos de corrimento vaginal

Ducha vaginal e higiene íntima: tudo o que você precisa saber

Conheça os exercícios que regulam o ciclo menstrual, alivia as cólicas, além de prevenir e tratar infecções vaginais. Clique aqui

O que é a ducha vaginal?

A ducha vaginal é o ato de lavar a parte interna da vagina (o canal vaginal), com água, e, em casos específicos, por falta de informação ou influenciadas por mitos  e informações sem embasamento de familiares, avós e tios mais velhos, muitas mulheres acabam usando a ducha vaginal para lavar o canal vaginal com água, sabonetes íntimos e até mesmo vinagre.

Muitas vezes, para evitar maus odores, corrimentos ou infecções, mas sem saber está contribuindo para que isso aconteça. 

Por que ao fazer essa limpeza interna, a mulher acaba desequilibrando o seu o seu organismo, mudando o pH da vagina.

Além de danificar a mucosa e destruindo a microbiota, a flora normal que é responsável por proteger a vagina contra infecções. Tudo isso por conta de uma simples ducha vaginal.

canal vaginal: porque não pode lavar a parte interna da vagina com a ducha vaginal

Alerta importante sobre ducha vaginal

Se você fizer uma busca na internet, agora, sobre como usar a ducha vaginal você vai ficar impressionada com a quantidade de resultados que vão surgir de pessoas recomendando e ensinando como usar a ducha vaginal indiscriminadamente.

Claro, sem abordar os malefícios que acabei de te explicar sobre o uso da ducha vaginal e os sérios problemas que isso pode gerar para a saúde íntima da mulher.

Sou fisioterapeuta, especializada em uroginecologia e tenho propriedade para abordar os temas relacionados à saúde íntima da mulher e mesmo assim, eu não posso te recomendar o uso de uma ducha vaginal. 

Somente um médico pode te orientar nesse procedimento, e de forma alguma, assim pela internet, sem nem ao mesmo te examinar, e nesse artigo eu vou te explicar porque.

Entenda porque o seu corpo não precisa de ducha vaginal:

É muito simples, o seu corpo não precisa de ducha vaginal porque ele mesmo limpa naturalmente o corrimento vaginal, o sangue da menstruação, o sêmen depois de uma relação sexual, esses são alguns dos principais motivos que levam mulheres a procurar pela ducha vaginal.

Algo totalmente desnecessário, pois a vagina tem o seu próprio sistema de limpeza, ou seja, você não precisa usar sabonetes na para lavar e nem enxaguar a parte interna interna do canal vaginal para mantê-lo saudável.

Como eu já mencionei, a vagina possui um pH próprio com uma ligeira acidez que deve ser mantido, e lavar-se exageradamente, usar produtos inadequados são hábitos que causam um desequilíbrio no pH e flora vaginal natural, podendo levar a irritações ou infecções vaginais.

Por isso, a higiene íntima adequada é tão importante para não prejudicar a saúde íntima da mulher. É sobre isso que vou falar com você no próximo tópico.

Como fazer a higiene íntima corretamente:

Aprenda como regular a sua saúde íntima se prevenindo de infecções vaginais clicando aqui

Parece algo bem simples, mas a higiene íntima é algo que está ligado a sua saúde como um todo. E quando algo não vai bem no nosso corpo acaba refletindo nas demais áreas. 

Por isso, agora vou te ensinar a como limpar corretamente e mencionar bons hábitos que vão melhorar a qualidade de vida da sua cherolaine. 

Passo a passo de como lavar a vagina:

Passo a passo de como lavar a vagina sem a necessidade de ducha vaginal

Durante o banho, apenas com os dedos, você vai lavar apenas a área externa (a vulva) e não vai colocar sabonete dentro da vagina, porque agora você já sabe que isso causa um desequilíbrio na sua flora vaginal.

Com a ponta dos seus dedinhos sem passar a unha, para não agredir a região, água e o seu sabonete íntimo com pH balanceado para a  região íntima. Basta ler o rótulo que conter essa informação no produto.

Durante a higienização, você vai puxar suavemente a capinha do seu clitóris para cima, pois ali dentro fica alguns resíduos que podem causar mal cheiro, e vai realizando movimentos ascendentes por toda a região da vulva, parte externa da vagina que inclui:

  • A abertura da vagina;
  • Os grandes lábios;
  • Os pequenos lábios;
  • E o clitóris.
Ducha vagina e higiene íntima: tipos de vulva

Confira os tipos de vulva, cada uma com a sua singularidade e todas são incríveis! 

O movimento é sempre do canal vaginal para o ânus e NUNCA do ânus para a vulva, para evitar que bactérias do ânus passe para o lugar errado gerando infecções.

Ao finalizar a limpeza, é muito IMPORTANTE que você seque bem  toda a parte externa, feito isso, você vai se tocar sem pudor para ver se realmente tudo está sequinho, pois essa é uma área do nosso corpo que é escura e úmida, ou seja, fungos e bactérias podem proliferar facilmente.

Não permita que isso aconteça com a sua cherolaine, secando e realizando essa essa limpeza com carinho e atenção. Autocuidado é uma forma de amor que toda mulher tem que ter consigo mesma.

bons hábitos para melhorar a saúde íntima da mulher

Observações importantes sobre a higiene íntima 

A limpeza interna fica por conta do próprio organismo. Se você lavar a parte externa da vagina com um sabonete próprio para a região, com água e secar adequadamente, tudo isso mais hábitos saudáveis, já é o suficiente para manter a sua higiene íntima em perfeito estado.

Busque dormir sem calcinha para ventilar essa região que fica abafada por conta das roupas que usamos. Tente intercalar o uso das calças com peças como saias, vestidos e roupas leves para a sua região vaginal poder respirar melhor.

Opte por usar calcinhas de algodão, deixe as lingeries de material sintético apenas para os momentos especiais. 

Outra dica muito bacana para melhorar sua qualidade de vida e diminuir o risco de infecções, mas como fazer isso?

Buscando fazer que o seu intestino funcione corretamente, bebendo água, aderindo uma alimentação saudável, aumentando o consumo de fibras, por exemplo.

Praticando exercícios físicos regularmente, inclusive os exercícios de ginástica íntima para fortalecer o seu assoalho pélvico.

Como a ginástica íntima ajuda manter a sua saúde íntima

A mulher que pratica ginástica íntima aumenta a irrigação sanguínea local, aumentando também o seu sistema de defesa contra infecções vaginais.

Então, quando há proliferação de algum fungo ou bactéria na região, fica bem mais fácil de combatê-las. 

Você fortalece o seu assoalho pélvico no sentido literal, regula a sua saúde íntima, aumenta a libido e desejo, facilita o orgasmo, tanto para mulheres que sentem dificuldade como para aquelas que relatam que nunca tiveram um orgasmo.

Você evita a flacidez vaginal, e na hora do sexo sente que a sua cherolane está mais apertadinha e os exercícios também te auxiliam na questão da lubrificação vaginal.

Vou deixar aqui o meu e-book grátis para você começar a praticar hoje mesmo os exercícios de pompoarismo.

Não enviamos SPAM. Ao se cadastrar você autoriza receber newsletters e informações da Cátia Damasceno.

Não use a ducha para se livrar de coceira, ardências ou corrimentos

Se antigamente você usava a ducha vaginal para manter a sua higiene íntima, agora você já sabe que essa não é a forma mais adequada para isso e que ela pode ser totalmente prejudicial a sua saúde íntima. 

E, em caso de sintomas como coceira, ardência, corrimento e outros sintomas fora do comum nas suas  partes íntimas,  o ideal é que você procure o médico ginecologista  para  livrar-se dos sintomas indesejáveis com o tratamento mais adequado para o seu caso.

Ao realizar a ducha vaginal diante destes sintomas, a mulher apenas encobre uma possível infecção que precisa de tratamento e acaba agravando ainda mais o caso.

Ao invés de fazer ducha, consulte um ginecologista e explique os sintomas que estão lhe incomodando para que ele possa te ajudar a tratar a raiz do problema.

Como fazer a higiene íntima depois da relação sexual?

Como fazer a higiene íntima depois da relação sexual?

Depois do sexo, nada de ducha vaginal! Você já entendeu que bom mesmo é realizar uma boa higiene íntima e que a ducha só vai piorar a situação, fazendo com que o líquido ejaculatório alcance cavidades ainda mais profundas.

Logo após o contato físico, você pode tentar urinar, isso para evitar o surgimento de infecções urinárias causadas pelas bactérias. O jato do seu xixi pode ajudar a remover os resíduos que restaram no local.

Em seguida pode ir tomar um banho e lavar com água abundante a região íntima, com apenas um pouco de sabonete íntimo e trocar de calcinha.

Além disso, sempre que notar alguma alteração na vagina, como um cheiro diferente, corrimento amarelo ou esverdeado, coceira ou ardor, procure pelo seu ginecologista.

Esses sinais podem ser indícios de doenças como: candidíase, herpes genital ou infeção urinária. No vídeo abaixo eu falo sobre essas doenças e explico como tratar.

Tipos de corrimento vaginal

Espero ter esclarecido todas as suas dúvidas relacionadas a ducha vaginal e higiene íntima.

Caso ainda tenha ficado alguma dúvida sobre o tema de hoje, você pode me mandar a sua pergunta nas minhas redes sociais com a hashtag #catiaresponde, terei o maior prazer em te responder.

Até o próximo assunto!

Texto de Cátia Damasceno

Cátia Damasceno é Fisioterapeuta especializada em uroginecologia, coach, palestrante e idealizadora do Programa Mulheres Bem Resolvidas.