Qual a diferença entre amor e paixão? Você sabe a diferença?

Se você gostou desse Blog clique no +1:

Qual a diferença entre amor e paixão? Você sabe a diferença?

Crescemos ouvindo que a paixão é diferente do amor. Os livros, filmes e canções da cultura pop tentam nos explicar o que diferencia esses dois sentimentos, mas nem sempre têm sucesso. Definir algo tão subjetivo é uma tarefa realmente complicada e as pessoas têm muita dificuldade em separar um sentimento do outro. Você sabe sob qual sentimento seu relacionamento é sustentado? Afinal, qual a diferença entre amor e paixão? Separei alguns conceitos que podem  te ajudar a entender essa questão.

coracao

No texto de hoje vamos abordar:

  • O que é paixão?
  • O que é amor?
  • Por que a paixão é extinta?
  • A separação
  • A diferença entre amor e paixão segundo a ciência
  • Principais pontos de diferença entre amor e paixão
  • Amor eterno e paixão

O que é paixão?

Mais do que uma emoção, a paixão é uma forte motivação que nos impulsiona para satisfazer a necessidade biológica de nos reproduzir. A paixão é insistente e difícil de desaparecer, e quando é recíproca, adicionamos emoções como a ilusão. A paixão é misturada com o desejo sexual, mas é muito diferente disso. Muitas pessoas confundem a paixão com o desejo de alívio sexual, mas a paixão e o anseio pela satisfação sexual são encontrados em diferentes áreas do cérebro.

O que é o amor?

À medida que o relacionamento do casal se alonga, a paixão começa a mudar, ao longo do tempo se acalma e se torna um sentimento profundo e sólido. Emoções fortes, êxtase, desejo excessivo, pensamento obsessivo, energia intensa vão diminuindo e até mesmo se dissolvendo. Os casais não passam o tempo todo se olhando e se acariciando. Mas a paixão se transforma em sentimentos de segurança e conforto, uma sensação de calma, uma união feliz, em que a vida do casal está entrelaçada. O casal se ama de um modo diferente, mais quente e mais confiante. O que persiste é um amor muito profundo e uma amizade íntima, um sentimento de ligação para uma longa convivência. Já é possível perceber a diferença entre amor e paixão.

Por que a paixão é “acaba”?

Se a paixão no relacionamento fosse eterna, passaríamos anos na adoração obsessiva do outro, não poderíamos nos concentrar em nada além do nosso parceiro e seria prejudicial às atividades diárias. Morreríamos de exaustão porque a paixão intensa consome enorme tempo e energia. Portanto, nosso cérebro acalma a tempestade da paixão romântica e nos proporciona tranquilidade, até nos apaixonarmos por outra pessoa e formar um novo vínculo. De fato, o grande número de infidelidade e divórcios em todo o mundo é uma consequência do nosso desejo de nos apaixonar outra vez. Mas, no nosso cérebro, os impulsos de amor tranquilo e confiante se desenvolvem para nos motivar a permanecer emocionalmente ligados um ao outro.

diferença-entre-amor-e-paixão-catia-damasceno

A separação

Quando o relacionamento torna-se estável, confortável e seguro e a euforia da paixão diminui, a maioria dos casamentos se acostuma a um relacionamento duradouro que não possui o prazer da paixão. Alguns vão à terapia de casais para tentar renovar a paixão entre eles, outros buscam um romance extraconjugal e muitos recorrem ao divórcio. Muitas vezes a paixão e o amor não se concentram na mesma pessoa, você pode sentir um grande amor por seu parceiro há muito tempo e uma paixão incontrolável por alguém que conheceu recentemente. porém, algo muito maior ligar você e seu parceiro e essa é uma grande diferença entre amor e paixão repentina.

A diferença entre amor e paixão segundo a ciência

Embora a paixão e o amor sejam coisas diferentes dentro dos nossos cérebros, o primeiro pode se tornar o segundo. Um estudo da Universidade de Concord, em Montreal, Canadá, deu novos elementos à explicação de como o cérebro processa amor e paixão, bem como as diferenças e semelhanças entre esses dois sentimentos.

Os cientistas descobriram que o amor e a paixão são processados ​​por diferentes partes da mesma área do cérebro, o núcleo estriado. O desejo sexual ativa a área de recompensa, que processa experiências como o orgasmo, por exemplo. No entanto, o amor ativa outra região do corpo estriado, associada a vícios e drogas. Assim, o fim de um relacionamento leva a uma série de sintomas semelhantes aos da abstinência de drogas.

E, finalmente, descobriu-se que eventualmente as áreas no cérebro que processam ambos podem se sobrepor. Isso significa que o desejo sexual pode ser transformado em amor e que os sentimentos não estão completamente separados.

Quanto tempo dura a magia do amor?

A antropóloga americana, Helen Fisher, em seu livro Why We Love explica que um estudo recente descobriu que a paixão, um tumulto de emoções, geralmente dura de 12 a 18 meses. “Quando o casal se acostuma com a vida cotidiana da união, esse fogo começa a diminuir e é substituído por sentimentos de carinho, serenidade com o ser amado.“

diferença-entre-amor-e-paixão-catia-damasceno

Principais pontos de diferença entre amor e paixão

Embora em ambos os casos paixão e amor sejam sentimentos maravilhosos, os dois são bem diferentes entre si. Os dois trazem uma grande diferença no sentido de que muito pouco ou quase ninguém sabe distinguir. Certamente você quer conhecer as diferenças para definir melhor o que deseja em um relacionamento.

Paixão

  • Está focada na aparência e no corpo da pessoa.
  • Está interessada em sexo, mas não na conversa.
  • Prefere manter o relacionamento em um nível irrealista, sem discutir sentimentos reais.
  • Quer sair imediatamente após o sexo em vez de dormir no abraço ou tomar café da manhã juntos pela manhã.
  • São amantes, mas não amigos.

Amor

  • Quer passar mais tempo com a pessoa.
  • Pode passar horas conversando sem perceber a passagem do tempo.
  • Quer saber o que a pessoa sente para fazê-la feliz.
  • Ele ou ela faz você se sentir uma pessoa melhor.
  • Quer conhecer a família e amigos da outra pessoa.

1. Destruição x Construção

Há uma razão pela qual esta frase é fortemente defendida: “Eu fiz isso no calor da paixão”. A paixão a cega. Isso pode levar você a fazer coisas irresponsáveis como ter relações sexuais desprotegidas ou insistir em um  relacionamento abusivo, por exemplo. O amor, por outro lado, faz você pensar nas coisas. O amor envolve a procura do que é melhor para você e para o seu parceiro em vez de simplesmente deixar-se levar por uma onda de hormônios sem pensar nas consequências.

2. A paixão vem e vai, o amor permanece no final

A paixão existe em relacionamentos baseados no amor verdadeiro, porém a paixão quase sempre desaparece. Pode demorar semanas, pode demorar meses, mas, eventualmente, quando o casal entra em fases posteriores do amor, a natureza cega da paixão desaparece.

De repente, o casal vê defeitos no outro ao qual eles anteriormente estavam cegos. Nesse ponto, apenas o amor verdadeiro pode levá-los para frente.

diferença-entre-amor-e-paixão

3. Hormônios x habilidades

Para que a paixão exista, tudo o que você precisa são hormônios como ocitocina e vasopressina. Seu cérebro cuida do resto. Para que o amor exista, por outro lado, você precisa de princípios e habilidades como respeito, honestidade, comunicação e empatia.

4. A paixão é imediata, o amor leva tempo para desenvolver

A paixão pode aparecer logo após conhecer alguém. Você conhece uma pessoa atraente e, de repente, não quer nada além de passar cada momento acordando com ela. Nesses momentos pode até querer jogar a frase “Eu te amo”. Porém, não se engane, provavelmente isso não é amor, é paixão. O amor é algo que você desenvolve com o outro durante um período de tempo preenchido com desafios e conversas difíceis.

5. Perfeição x aceitação

A paixão é o que você sente quando está em um relacionamento com alguém que aos seus olhos parece perfeito.  O amor é o que você sente quando ainda está louco por essa pessoa mesmo depois de descobrir que ela é cheia de defeitos e, ainda assim, é perfeita para você.

6. A paixão pode existir com várias pessoas, o amor requer uma pessoa muito específica

Se você quer encontrar a paixão, basta ir ao bar e procurar a pessoa mais atraente do seu sexo favorito. Você pode fazer isso em qualquer cidade ou país e “ter sucesso”. O amor, é claro, é muito mais difícil de encontrar. A pessoa que você amar terá qualidades e valores muito específicos. Sua experiência de vida será compatível com a dela. Será fraca nas áreas onde você é forte e vice-versa.

diferença entre amor e paixão

Amor eterno e paixão

Há algumas relações longas em que a paixão volta a ser intensa nos momentos de novidade ou aventura, como férias ou situações diferentes da vida cotidiana. Mas também há casais que casaram há mais de 20 anos e que até hoje estão juntas. Neles, não só o amor, mas também a paixão os mantêm juntos por muitos anos em uma união duradoura. Eles são companheiros, compartilham sua intimidade e também sabem como equilibrar bem a autonomia com com a proximidade com o parceiro.

Apesar da diferença entre amor e paixão, ambos os sentimentos têm seu lado positivo. Por isso, se você está apaixonada agora, isso não quer dizer que é uma coisa ruim, esse sentimento pode evoluir para um amor verdadeiro. Aproveite todas as emoções fortes que essa fase do relacionamento oferece e lute para que ele se transforme em algo mais profundo no futuro.

Gostou do artigo? Então você vai adorar as lives que acontecem todas às terças e quartas-feira no meu Facebook e Instagram. Nelas eu abordo assuntos que são de interesse de todas nós mulheres. Participe e tire as suas dúvidas. Te espero lá!

Super beijo!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com suas amigas: