6 comportamentos que destroem qualquer relacionamento

Se você gostou desse Blog clique no +1:

6 comportamentos que destroem qualquer relacionamento

O conflito é inevitável em um relacionamento. Todo mundo que namora ou é casada sabe que, algumas vezes, é impossível não brigar com o parceiro porque ele esqueceu um compromisso importante, se embebedou com os amigos e ficou horas sem ligar. São situações que o casal discute e depois, naturalmente, fazem as pazes. Porém, há atitudes que são feitas de forma constante e que, pouco a pouco, intoxicam o relacionamento e pode resultar em um fim amargo. Veja quais são os 6 comportamentos que destroem qualquer relacionamento e o que fazer para consertar essa situação. Será que você está tendo alguns desses comportamentos?

comportamentos que destroem qualquer relacionamento

No texto de hoje vamos abordar os tópicos:

  • 6 comportamentos que destroem qualquer relacionamento
  • Como impedir os comportamentos que destroem qualquer relacionamento
  • Refletindo

6 comportamentos que destroem qualquer relacionamento

1 – Tratamento de silêncio

Quando seu parceiro faz algo que te irrita, você dá o famoso “tratamento de silêncio” também chamado de “gelo”. O fato é que o silêncio pode fazer você sentir uma sensação de poder no momento, mas é infantil e prejudicial para o seu relacionamento. Esse é um dos comportamentos que destroem qualquer relacionamento mais comuns.

O que você vai conseguir com esse comportamento é uma  briga (talvez até pior) no futuro porque, em algum momento, o motivo que levou ao silêncio vai ressurgir mais forte do que nunca. Você vai perceber que teria sido melhor ter resolvido o problema na hora em que ele aconteceu.

2 – Fugir no meio das brigas

No meio de uma briga ou discussão, você faz questão de deixar seu parceiro falando sozinho. Você simplesmente desaparece sem lhe dar a chance de resolver o conflito. Esse comportamento é parecido com o anterior, a diferença é que, em vez de conversar como adulto, você simplesmente dá as costas, como se o que o seu parceiro estivesse falando não fosse importante suficiente para ter a sua atenção. Não preciso nem dizer o quanto isso é infantil, não é mesmo?

Além do mais, essa atitude de varrer os problemas para debaixo do tapete e fingir que nada está acontecendo é a maneira perfeita de destruir seu relacionamento. Evitar problemas não os faz desaparecer, mas os torna maiores.

3 – Rotular o seu parceiro de forma negativa

Pense na situação: seu parceiro teve uma atitude egoísta e você com raiva, aponta o dedo para ele dizendo o quanto ele é egoísta, ou seja, você o rotula de forma negativa por causa de uma simples atitude. Rotular o comportamento negativo do seu parceiro, ignorando os seus traços positivos, não é justo. Fazer comentários negativos (diretos ou sarcásticos) sobre nosso parceiro, sobre o seu caráter ou habilidades pode ser o caminho para o fim do relacionamento. Chamá-lo de fraco, egoísta, fracassado por algumas atitudes isoladas chega ser uma forma de humilhação.

comportamentos-que-destroem-qualquer-relacionamento-catia-damasceno

4- Só existem dois lados ?

Quando vocês discutem, só existem dois lados da história: ele está errado e você está certa. Você se recusa a ouvir o lado dele e na sua opinião, não há espaço para qualquer outra interpretação. Não há melhor maneira de matar um relacionamento do que parar de ouvir o  seu parceiro, de não dar crédito a opinião dele. Lembre-se de que ninguém é perfeito e que às vezes, você vai estar errada e ele certo. Não dar o braço a torcer e reconhecer que você errou pode ser fatal para um relacionamento.

5. Preferir falar com seus amigos do que com ele

Imagine a situação: vocês estão com problemas e em vez de resolver as coisas com ele, prefere expor o seu parceiro,  pintando uma imagem negativa dele. Veja bem, não estou dizendo que você não pode desabafar com seus amigos, é até saudável fazer isso; porém não é adequado você expor o seu parceiro sempre de forma negativa, dizendo que ele é um canalha, que não te trata bem. Tudo isso por causa de problemas que poderiam ter sido resolvidos entre os dois.

É importante lembrar que o que você tem com seu parceiro é sagrado e privado. Às vezes, é difícil lembrar depois de um par de bebidas com seus amigos. É quando todas essas histórias saem e pode não ser tão bonito. Uma coisa é desencadear uma conversa, outra coisa é falar continuamente mal sobre o seu parceiro.

6 – Ataques verbais

Um dos comportamentos que destroem qualquer relacionamento é falar coisas que machucam na hora da raiva. Ao discutir, você joga baixo com ele. Como você sabe todos os seus pontos forte e fracos,  utiliza esse poder e pensa nos comentários mais maldosos, querendo infligir tanta dor quanto puder. As palavras podem prejudicar um relacionamento e até mesmo destruí-lo. Tenha cuidado com o que sai da sua boca, porque você não pode deixar para esses comentários para trás. Além disso, uma vez que você abre a porta (das palavras dolorosas), é difícil fechá-la. Os dois  precisam se respeitar, e é difícil fazer isso se você disser ao seu parceiro coisas horríveis toda vez que vocês brigam.

comportamentos-que-destroem-qualquer-relacionamento-catia-damasceno

Como impedir os comportamentos que destroem qualquer relacionamento

Na maioria das vezes, esses comportamentos durante as brigas derivam do medo. Pode ser o temor de que você não seja o suficiente, de que não seja amada, medo de ser abandonada ou de perceber, de repente, que você escolheu a pessoa errada. O medo pode nos conduzir a comportamentos absurdos.

Então, o que pode ser feito para evitar esses comportamentos que destroem qualquer relacionamento? Você pode treinar para reagir às discussões e ao medo, da melhor forma possível.

Veja a seguir como agir nesses momentos de conflito e evitar uma reação volátil:

Converse com o seu parceiro

Ao invés de dar um tratamento de silêncio, fale dos problemas com ele. Você deve confrontar seu parceiro, com respeito. Se você está muito chateada, fique calma, conte até dez, mas fale. O silêncio é uma forma de agressão e não falar com o outro sobre o que sente e pensa pode acabar com o relacionamento. Sem o diálogo saudável não é possível levar uma relação adiante.

Não fuja das discussões

Como falamos anteriormente, virar as costas durante uma discussão é infantil e não resolve nada. Em vez de desaparecer, fique e tente resolver o problema de frente, por mais doloroso que seja. Se precisar se acalmar e pedir uma pausa na discussão, explique ao seu parceiro, mas deixe claro que você não está evitando o assunto e não deixe de voltar a ele depois da pausa.

Veja o lado positivo do seu parceiro

Em vez de rotular seu parceiro de forma negativa, aponte o que você acredita que está errado. Em vez de rotular e falar besteira no calor do momento, o melhor é esperar e depois apontar em que momento a pessoa foi desagradável, com paciência e com o coração aberto.

Lembre-se: todos nós temos fraquezas e cometemos erros. Amar alguém implica aceitar que existem traços da personalidade dessa pessoa que não gostamos e que dificilmente mudará. Ter um padrão de críticas constantes fará com que você preste mais atenção às fraquezas do que aos pontos fortes do seu parceiro.

comportamentos-que-destroem-qualquer-relacionamento-catia-damasceno

Seja flexível

Ao invés de insistir em dizer que ele está errado e você está certa todo o tempo, permita nuances. Saiba que em todos os argumentos existem complexidades, e ambos os lados dos argumentos podem estar certos, ou os dois podem estar errados.  Não existe só o preto e branco, também há o cinza. Errar faz parte da natureza humana. Não é nenhuma vergonha reconhecer que o seu parceiro pode estar certo e você errada. Pense com calma no que causou a discussão, escute os argumentos do seu parceiro. Se ele estiver com a razão, reconheça. O importante é que haja um diálogo entre vocês.

Fale com ele ao invés dos seus amigos

Se vocês tem problemas, é preciso falar sobre eles. Caso contrário, irão crescer até se tornarem algo insuportável no relacionamento. Peça um conselho de uma amiga, veja se ela te ajuda a organizar os seus pensamentos, mas nunca deixe de falar com o seu parceiro sobre o que está acontecendo. Evite também falar com os seus amigos coisas absurdas sobre o seu parceiro na hora da raiva. Por lealdade a você, eles podem ficar com uma impressão equivocada do seu relacionamento. E lembrem-se: algumas coisas são privadas e só devem ser discutidas entre o casal.

Evite atacar

A tensão e o conflito podem fazer você se sentir vulnerável. E quando você se sente vulnerável, você pode estar propensa a fazer coisas loucas, como atacar seu parceiro verbalmente. Quando a raiva passar, tudo o que vai restar são as palavras que você não desejaria ter dito. Por isso, não ceda a raiva. Por mais nervosa que você estiver, meça suas palavras e fuja da tentação de magoá-lo. Acredite, a sensação de vitória será momentânea. Tente agir racionalmente, aponte os erros dele, exponha os seus argumentos, mas com respeito. Não ataque. Se você achar que não vai conseguir segurar seu temperamento, peça um tempo para se acalmar e volte ao assunto mais tarde.

comportamentos-que-destroem-qualquer-relacionamento-catia-damasceno

Refletindo

As lutas de casal são normais em qualquer relacionamento. É comum ter opiniões diferentes e discutir sobre elas não significa que o amor não existe. O mais  importante é aproveitar esses momentos de tensão para avaliar o relacionamento e evitar cair no costume de brigar por coisas sem sentido, que não fazem nenhum bem ao casal. Tentem ao máximo evitar esses comportamentos que destroem qualquer relacionamento.

A melhor maneira de evitar que os relacionamentos tenham um fim é incentivar a boa comunicação, além de lembrar motivos pelos quais nos apaixonamos pelos nossos parceiros. Não deixe que comportamentos sem sentido destruam o seu relacionamento.

Gostou do artigo? Então você vai adorar as lives que acontecem todas às terças e quartas-feira no meu Facebook e Instagram. Nelas eu abordo assuntos que são de interesse de todas nós mulheres. Participe e tire as suas dúvidas. Te espero lá!

Super beijo!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com suas amigas:

  • Raylane D`sousa

    Eu estou sempre certa kkkkk

  • Raylane D`sousa

    Brincadeiras a parte. Super concordo, às vezes a insegurança, o medo e estress tiram mesmo do sério, principalmente, por vivermos em tempos tão corridos e entulhados de padrões estéticos.