Como terminar um relacionamento de forma madura?

Se você gostou desse Blog clique no +1:

Como terminar um relacionamento de forma madura?

Relacionamentos são difíceis de manter porque não requer apenas amor entre o casal, mas também muita paciência, perseverança e comunicação. Você está em um relacionamento que não está te fazendo feliz? Você não quer machucar essa pessoa e está tentando acabar de forma civilizada? Se você decidiu que chegou a hora de cada um seguir o seu caminho, mas não sabe como enfrentar o seu parceiro sem magoá-lo, não fique alarmada. Vou dar algumas dicas importantes para você saber como terminar um relacionamento de forma madura.

terminar-um-relacionamento-catia-damasceno

Quando, apesar de todos os esforços, não podemos manter um relacionamento, seja porque não há objetivos comuns ou porque encontramos outra pessoa que desperta emoções mais fortes em nós, é hora de sentar e conversar.Encontrar um jeito de como terminar o relacionamento de forma madura não é tão fácil. Os dois não precisam acabar como inimigos irreconciliáveis, por isso tente fazer com que esse término seja o menos indolor possível.

No texto de hoje vamos falar sobre:

  • É isso mesmo que você quer
  • Certifique-se de que está pronta para fazê-lo
  • Dicas de como terminar um relacionamento de forma madura
  • Reflita

É isso mesmo que você quer?

Há várias razões para terminar um relacionamento, mas a maioria das vezes isso acontece  porque o amor diminuiu (ou acabou) ou a monotonia matou o que antes era uma ótima união. Seja qual for o motivo, esse passo não é fácil. Ainda que você tome a iniciativa de terminar, não significa que não vai sentir falta dessa pessoa. Por isso, pense bem e tenha certeza de estar segura da sua decisão. A única maneira de como terminar um relacionamento de forma madura é saber bem o porquê da decisão para que os dois não terminem com dúvidas.

Certifique-se de que está pronta

Só porque você pode estar brava com ele/ela não significa que você quer acabar com o relacionamento. Terminar um relacionamento é drástico e traz peso emocional. Devemos sempre ter certeza de que terminar é o que realmente queremos fazer. Então, você deve estar pronta e determinada a acabar realmente com seu relacionamento. Analise algumas vezes a situação e atue com base em suas conclusões para que seja a melhor forma de como terminar um relacionamento de forma madura. Se tiver certeza, feche o círculo.

Dicas de como terminar um relacionamento de forma madura

Privado e pessoalmente

Sob nenhuma circunstância decida acabar com o relacionamento em um restaurante, um shopping center ou qualquer lugar público com muitas pessoas. Então, como terminar um relacionamento de forma madura e sem exposição? Procure um espaço privado no qual você não seja interrompida e faça isso face a face, nunca use meios esquivos como telefone, mensagens de texto, e-mails ou bate-papo. A situação é desconfortável, mas a outra pessoa merece respeito e consideração.

Escolha o momento certo

Ele/ela está devastado a devido à morte da avó e você está pensando em dizer que não quer mais estar ao seu lado; provavelmente não é o melhor momento para terminar. Uma das melhores maneiras de terminar um relacionamento se resume em escolher o melhor momento. Você tem que se certificar de que você vai fazer isso em um momento tranquilo. Afinal, você não quer ser vista como a pessoa  que causa ainda mais dor enquanto  o seu parceiro passa por uma situação ruim.

como terminar um relacionamento de forma madura

Sinceridade e segurança

É muito importante ser honesta com o outro sem ser cruel. Essa pessoa merece conhecer a razão pela qual você acabou com o relacionamento, então evite desculpas como “não é você, sou eu”, ou “não sei por que quero acabar” . Ao mesmo tempo, não quebre o coração dele com uma verdade que possa doer. Igualmente, não ceda às súplicas ou às lágrimas se tiver certeza de que deseja romper o relacionamento.A manipulação não resolverá os problemas do casal, por isso mantenha-se segura.

Não mencione outra pessoa

Mesmo se você namorar alguém ou tenha a intenção de namorar imediatamente depois de terminar o seu namorado atual, não mencione isso. Você só precisa dizer a verdade sobre a situação: você não quer mais estar com essa pessoa. Há detalhes que você precisa evitar para não causar mais danos do que  você pode estar causando ao terminar o relacionamento.

Ouça, mas não arme uma batalha

Se o outro tem algo a dizer, ouça-o; lembre-se de que essa pessoa pode se sentir ferida pela situação e dizer coisas que podem te machucar. Nessa situação é importante não cair em provocações e não fazer do término uma batalha. Da mesma forma, se ele não quiser conversar, respeite o que ele pede e fique longe.

Tenha considerações sobre os sentimentos dele

Sempre que você estiver tentando encontrar uma boa maneira de terminar um relacionamento, lembre-se de levar em consideração os sentimentos do seu parceiro. Por exemplo: se você sabe que seu parceiro vai derramar algumas lágrimas, evite lugares públicos e cercado por pessoas; ou se você sabe que ver animais vai acalmá-lo, vocês podem ir ao parque, coisas assim. Tente manter uma boa atmosfera.

terminar-um-relacionamento-catia-damasceno

Cabeça fria

Evite a todo custo terminar um relacionamento no meio de uma discussão acalorada, lembre-se de que na hora da raiva tudo é ampliado. Cada um defende seus motivos e não é o ambiente propício para terminar com alguém que você compartilhou um bom tempo de sua vida.

Você deve se preparar para o pior.

A ruptura nunca é fácil, mas quando é você quem toma a iniciativa, a reação da pessoa pode ser inesperada. Isso significa que você deve estar preparado para que a outra pessoa não fique feliz com sua decisão (o que é natural). O que quer que aconteça, tente ficar calma, dê um tempo e fique firme

Saiba quando sair de cena

Finalmente, você deve saber quando sair de cena. O fato de que você está rompendo com ele  não significa que você tenha que ficar lá e ser mal tratada. Basta dizer como você se sente sobre a situação, aguardar a reação dele e depois ficar longe. Seu ex irá superar ao longo do tempo.

Dê tempo

Se o relacionamento não terminou de acordo mútuo, o outro pode achar muito difícil ser seu amigo imediatamente, por isso é importante que você dê tempo para que isso aconteça. Lembre-se de que nem todos são iguais, há pessoas que simplesmente não desejam manter uma amizade com seu ex. Você deve respeitar o desejo dessa pessoa e entender que é preciso tempo para curar as feridas.

Fique com as boas memórias

Todos os relacionamentos têm bons e maus momentos, por isso fique com as lembranças positivas e livre-se das negativas. Lembre-se de que, quando você fala mal do seu ex-parceiro, você também fala mal de você. Estar com essa pessoa também foi sua decisão, por isso evite comentários que possam prejudicar a reputação do outro. Se depois de terminar, você estiver tendo dificuldade para seguir em frente, leia esse artigo com dicas para superar um relacionamento.

terminar-um-relacionamento-catia-damasceno

Reflita

Cada relação é diferente, logo cada ruptura também é diferente; manter a honestidade e o bom senso irão ajudá-la a dar esse passo. Sempre apele para a calma e termine o relacionamento da forma mais amigável possível.

A vida é um ciclo e terminar um relacionamento significa superar um estágio importante de nossa vida. Tomar a decisão de se afastar de uma pessoa é difícil, por isso é sempre importante terminar o relacionamento de forma madura, para que você e seu ex parceiro possam ficar bem e em paz. Dessa forma, será mais fácil superar e partir para uma próxima etapa.

Gostou do artigo? Então você vai adorar as lives que acontecem todas às terças e quartas-feira no meu Facebook e Instagram. Nelas eu abordo assuntos que são de interesse de todas nós mulheres. Participe e tire as suas dúvidas. Te espero lá!

Super beijo!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com suas amigas: