Como superar a crise no relacionamento em 3 passos

Se você gostou desse Blog clique no +1:

Como superar a crise no relacionamento em 3 passos

Quem está em um relacionamento sabe que existem momentos de altos e baixos. Há períodos em que tudo está indo às mil maravilhas, mas há períodos em que as coisas podem ficar um pouco mais difíceis. Quando esses momentos  de dificuldade se tornam algo constante em uma união, podemos falar que estamos diante de uma crise no relacionamento. Existem casais que não suportam essa situação e decidem se separar; outros, pelo contrário, querem trabalhar suas fraquezas e avançar. Se essa é sua alternativa, eu vou te passar algumas dicas de  como superar a crise no relacionamento em 3 passos. Vamos lá?

crise-no-relacionamento-catia-damasceno

No texto de hoje vamos abordar os tópicos:

  • O que é uma crise no relacionamento?
  • Sintomas de uma crise no relacionamento
  • 1º Passo – Análise
  • 2º Passo – Diálogo
  • 3 º Passo – Reconciliação e negociação (como superar a crise no relacionamento)
  • Nem sempre é uma coisa ruim

O que é uma crise no relacionamento?

Uma crise no relacionamento geralmente ocorre quando existem conflitos não resolvidos ou ansiedade acumulada e nenhum dos lados se sente preparado ou com força para resolvê-lo. Com o tempo, se a comunicação ou a solução não chegar, o casal acaba se distanciando e isso pode significar o fim do relacionamento. A maioria dos casais passa por várias crises ao longo de seu relacionamento e nesses momentos é imperativo que haja uma mudança .

Sintomas de uma crise no relacionamento

Uma crise geralmente não ocorre de repente, é um processo que deixa uma série de traços. Quando você detecta alguns dos seguintes sintomas, é hora de fazer algumas mudanças.

  • Você sente que já não tem nada em comum com seu parceiro, você perdeu o gosto por fazer coisas juntos.
  • Um ou ambos abandonaram o cuidado de seu corpo, relaxam na malhação, esportes, etc..
  • Quando surge uma discussão, geralmente termina logo porque ninguém quer entrar em debate. As discussões também podem ser muito constantes e intensas.
  • Não há mais relações sexuais, o desejo praticamente desapareceu e com ele a intimidade.
  • Um provoca continuamente o outro, gerando uma situação marcada pela tensão e pelo estresse.
  • As diferenças aparecem continuamente ao longo do relacionamento e se tornam um obstáculo para tomar decisões que são satisfatórias para ambos.
  • Você sente uma sensação permanente de desconforto em relação ao que seu parceiro diz ou faz, porque você começa a se concentrar exclusivamente em seus defeitos.
  • Um dos dois realiza continuamente críticas destrutivas, quer com a intenção de magoar o outro, quer pelo simples fato de criticar.
  • A comunicação ésarcástica ou desdenhosa, o que indica que o casal deixou de avaliar as características positivas do outro.
  • Você adota uma atitude defensiva em relação ao comportamento do seu parceiro, à espera de um ataque chegar a qualquer momento.
crise

1º Passo – Análise

Como superar a crise no relacionamento? Respire fundo e comece a responder honestamente algumas das seguintes questões: eu realmente amo essa pessoa? O relacionamento trouxe coisas positivas na minha vida? Eu quero continuar esse relacionamento? Eu tenho planos com meu parceiro? É muito importante que você não minta, seja honesta em suas respostas, isso lhe dará clareza em relação aos seus verdadeiros sentimentos e você pode tomar uma decisão correta. Não tenha medo de questionar e refletir. Escute, é provável que haja a resposta que você está procurando.

O que causou a crise?

Há muitos tipos de crises em um relacionamento e os desencadeantes da situação podem ser muito diversos; então, o primeiro passo é tentar analisar o que está causando o desconforto. Os motivos mais comuns são:

  • A perda do apetite sexual e, consequentemente, da intimidade. Embora seja preciso esclarecer que a crise geralmente não aparece como resultado de problemas sexuais, mas como consequência das repercussões que têm sobre a relação.
  • Dificuldades na comunicação que não foram resolvidas no devido tempo.
  • Diferenças significativas na atuação, por exemplo, na educação das crianças, no controle da economia doméstica ou nas relações com as respectivas famílias de origem.
  • A infidelidade de um dos membros, que normalmente leva a uma situação de desconfiança e ressentimento.
  • Os diversos costumes, marcados por diferenças culturais que se tornam brilhantes no dia a dia.
  • As diferentes visões sobre o que se espera do relacionamento e o grau de compromisso com ele, o que faz com que um dos membros não se sintarecíproco.

Pense em soluções

Se você decidir continuar com o relacionamento, faça uma lista escrita de possíveis causas para as quais você considera que a crise está ocorrendo. De acordo com a lista, pense e escreva todas as soluções possíveis para cada uma das causas que você escreveu.

  • Exemplo: para a sair da rotina, o fator surpresa é importante; organizar uma viagem no final de semana, retomar algumas atividades que vocês desfrutavam juntos, ir ao cinema, comer, etc. Fazer esse exercício permite maior clareza sobre a situação real do casal, dá uma perspectiva diferente, pode-se evidenciar que existem possíveis soluções e que podem ser implementadas.
como superar a crise no relacionamento

2º Passo – como superar a crise no relacionamento com diálogo

Uma vez detectado o problema, é necessário falar. A comunicação é fundamental para resolver a crise no relacionamento, mas não é uma questão de críticas, reprovações ou gritos, mas de falar de forma eficaz.

Ouça tudo o que o seu parceiro diz, não interrompa. Você já tem uma percepção clara, por isso é essencial conhecer realmente os sentimentos e as emoções dele . Uma vez que a outra pessoa terminou com seu argumento, fale de forma clara e sem rodeios, explique o que você sente, o que você acredita serem as causas da crise, além de possíveis soluções.

Lembre-se de que seu parceiro não sabe como ler a mente, então explique claramente o motivoda sua raiva/desgosto. Apesar de você achar que o que você diz é óbvio, há grandes chances do seu parceiro não ter ideia do que está acontecendo com você.

3 º Passo – Como superar a crise no relacionamento: reconciliação e negociação

Este passo é muito importante porque é aqui que está claramente definido o que está acontecendo e qual é a causa do conflito. Nesse momento, o casal deve tomar a decisão de continuar com o relacionamento e buscar soluções para tudo o que expuseram, ou acabar definitivamente com a relação. Se a decisão for continuar, os dois devem chegar a um acordo e oferecer alternativas para resolver os problemas, colocar em ação o plano, sendo essencial que os dois  tenham uma atitude positiva, uma atitude de mudança e um comportamento pró-ativo.

Recuperar os laços

É importante recuperar os laços que os uniram no passado, especialmente quando sentimos que estes foram perdidos. Em vez de focar coisas negativas do parceiro, é necessário se reconectar com os positivos; alguns especialistas recomendam fazer juntos algum hobbie, algo que os fascina e tentar todos os dias encontrar as coisas boas dessa pessoa que nos fez apaixonar e ficar ao seu lado durante o tempo que durou a relação.

Respeitar o espaço individual

Em um relacionamento, também é necessário respeitar o espaço do outro . Muitos casais enfrentam conflitos quando ultrapassam os limites e invadem o espaço do parceiro. Ter planos e atividades separados é necessário não só para a saúde do indivíduo, mas também para ter a oportunidade de crescer individualmente

Os dois precisam estar dispostos

Para resolver qualquer situação emnossa vida, você deve estar disposto a fazê-lo, este é o primeiro passo. Uma crise de casal não é exceção, então ambos devem estar dispostos a se envolver no processo de tentar superar suas diferenças. Sair de uma crise de casal não é fácil, requer muita inteligência emocional para poder enfrentar os conflitos com sucesso.

Ajuda profissional

Em casos de crise muito profunda em que um ou ambos perderam a confiança, autoestima ou segurança, onde certos limites foram violados e onde parece não haver nada a resgatar, é aconselhável ir a uma terapia de casais de modo que um especialista possa orientá-los ao longo do caminho para recuperar seu relacionamento . Não tenha medo de ir a um especialista, é muitas vezes a ajuda de um terceiro que precisamos para superar uma crise e continuar juntos em harmonia e tranquilidade.

crise-no-relacionamento-catia-damasceno

Nem sempre é uma coisa ruim

Apesar de tudo, a crise não precisa ser negativa. É verdade que, por um lado, contém uma certa quantidade de sentimentos negativos e angústia, mas por outro lado, também representa uma oportunidade. Então, como superar a crise no relacionamento? Quando um casal atravessa uma crise, ele geralmente experimenta momentos de confusão, uma vez que as estratégias utilizadas para resolver os problemas já não têm mais resultados.

Com a passagem do tempo, o casal começar a ter comportamentos e hábitos que permitem alcançar um novo equilíbrio, talvez muito mais satisfatório do que o anterior, já que, ao longo do caminho, os dois amadureceram e aprenderam a se conhecer melhor. É por isso que as crises no relacionamento, ao mesmo tempo que podem envolver um alto grau de incerteza e ansiedade, são uma oportunidade para fortalecer a relação.

Gostou do artigo e de saber como superar a crise no relacionamento? Então você vai adorar as lives que acontecem todas às terças e quartas-feira no meu Facebook e Instagram. Nelas eu abordo assuntos que são de interesse de todas nós mulheres. Participe e tire as suas dúvidas. Te espero lá!

Super beijo!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com suas amigas: