4 motivos para você usar coletor menstrual e passo a passo para colocá-lo

Se você gostou desse Blog clique no +1:

4 motivos para você usar coletor menstrual e passo a passo para colocá-lo

As mulheres estão todas falando sobre ele, o coletor menstrual! No mercado há muitos anos (desde a década de 30), o copinho está ganhando popularidade nos últimos tempos, com muitas adeptas e defensoras.

coletor menstrual, porém, ainda é tabu no Brasil, inclusive entre os médicos ginecologistas. Mas, se tem tanta mulher defendendo o uso dele, acho que vale a pena conhecermos com mais detalhes este objeto, não é mesmo?

Por esta razão, escrevi este artigo para tirar todas as dúvidas que as mulheres costumam ter sobre a utilização deste método de barreira para a menstruação.

No artigo de hoje vamos falar sobre:

  1. O que é coletor menstrual
  2. Vantagens do coletor menstrual
  3. Como usar
  4. Cuidados e higiene

Depois de ler sobre estes tópicos, você terá mais informações para decidir se vantajoso usar ou não o copinho. Porque, como toda escolha que toma sobre seu corpo, o mais importante é que seja uma prática que agrade a você!

1. O que é coletor menstrual

o que é coletor menstrual
O coletor menstrual é um copinho de silicone, de material hipoalergênico e antibacteriano, que funciona como uma barreira para o sangue do fluxo menstrual. Ele é flexível, o que facilita sua colocação no canal vaginal.

Existem coletores menstruais de diferentes tamanhos, mas a maioria das marcas comercializam um para mulheres que já tiveram filhos e outro para quem ainda não tem. O diâmetro deles costuma variar de 4 cm a 7 cm.

Se você estiver interessada, os coletores podem ser encontrados em farmácias e também em sites na Internet. Pesquise bem as marcas disponíveis e, se possível, peça opinião para as suas amigas. Nesta hora, contar com referências pode ser bastante importante para garantir sua satisfação com o produto.

Para muitas mulheres, o coletor menstrual ainda é um tabu, mas não por ser uma forma diferente de controlar a menstruação, mas sim porque envolve o conhecimento e o toque do próprio corpo. Se você quiser ser uma mulher bem resolvida, precisa vencer este preconceito, não acha?

2. Vantagens do coletor menstrual

Aquelas que já utilizam o coletor menstrual há algum tempo e o indicam para outras mulheres, enxergam vantagens importantes sobre este método em relação ao absorvente interno ou externo. Veja algumas delas:

vantagens do coletor menstrual Cátia Damasceno
  • Sustentável: durante sua vida, uma mulher usa em média 10 mil absorventes, sejam eles internos ou externos. O tempo para esses materiais se degradarem no meio ambiente pode chegar até 100 anos. Ou seja, usando o copinho, você também está contribuindo para a preservação do planeta.
  • Economia: por mais que o investimento inicial seja alto, com o tempo, usar o coletor menstrual torna-se mais econômico do que usar o absorvente externo, uma vez que ele tem alta durabilidade (de 5 a 10 anos). Estima-se que você consiga economizar até R$ 900 reais neste período.
  • Evita alergias: muitas mulheres sofrem com alergias na região vaginal devido à utilização de absorventes internos e externos. O coletor menstrual pode ser uma boa alternativa para que elas possam se livrar da coceira em um momento que já é cheio de instabilidades para o corpo feminino.
  • Menos cheiro: uma vez que seu sangue menstrual não entra em contato com o ar ou com o algodão do absorvente, o coletor menstrual permite que você sofra menos com o mau odor deste período.

Ao utilizar o coletor menstrual corretamente, você provavelmente irá se sentir mais limpinha, já que não estará em contato com o sangue como acontece no uso do absorvente externo.

3. Como usar coletor menstrual

O copinho é de silicone e, portanto, bastante flexível. As mulheres que utilizam coletor menstrual dizem que é mais fácil colocá-lo do que um absorvente interno, uma vez que ele se adapta muito melhor ao corpo.

Para ajustá-lo, basta colocá-lo dobrado dentro do canal vagina, sem chegar até o final. Quando estiver encaixado, solte-o e escute o barulhinho que representa que está bem inserido – um sinal como se fosse um “ploc”.

como usar coletor menstrual
Recomenda-se a troca a cada 12 horas, podendo ser em intervalos menores para mulheres que possuem fluxo menstrual mais intenso. Este é um dos pontos que ainda provoca polêmica entre os médicos, já que alguns não aprovam o acúmulo do sangue durante muitas horas em seu canal vaginal, o que poderia levar a alguma infecção. Na dúvida, converse com o seu ginecologista para entender o que ele pensa sobre o assunto e qual a frequência de troca que ele recomenda.

Sempre que for retirar o coletor, é preciso fazer uma limpeza com água fria e sabão neutro. Depois que o ciclo acabar, o ideal é ferver o copinho antes de guardá-lo. Para isso, você deve ter um recipiente adequado, utilizado apenas para este fim, como uma panela pequena de ágata.

Uma boa forma de fazer a troca é durante o banho, assim você tem menos chances de se sujar, principalmente no início, quando estiver se habituando à colocação. Quanto à retirada, basta apertar um pouco o copinho, assim ele perde a sucção e não machuca você.

É normal sentir algum incômodo nas primeiras vezes em que utilizar o coletor menstrual, assim como provavelmente sentiu quando começou a usar o absorvente interno. Se você tem interesse por esse meio de controlar o sangue de sua menstruação, tente algumas vezes antes de desistir.

4. Cuidados com o coletor menstrual

Não existem grandes cuidados necessários na utilização do coletor menstrual. O principal deles, evidentemente, é sempre fazer uma higienização caprichada do copinho cada vez que estiver cheio e precisar tirar e colocar de volta em seu corpo.

O coletor não é recomendado para mulheres que ainda não tiveram a primeira relação sexual, pois a colocação pode ser desconfortável e acabar rompendo o hímen. Aquelas que tiverem dado a luz recentemente também devem evitar sua utilização.

É muito importante lembrar, ainda, que o coletor menstrual é de uso particular. Emprestá-lo para amigas pode ser uma forma de transmissão de fungos, bactérias e doenças. Se mora com outras mulheres, muita atenção com isso, certo? Uma boa dica é cada uma ter uma cor diferente de coletor.

A higienização é o principal cuidado que deve ser tomado ao utilizar o coletor menstrual. Por ser um objeto que fica dentro de seu corpo e em uma parte muito importante dele, siga todas as orientações sobre sua limpeza.

coletor menstrual mulheres bem resolvidas

5. Que tal fazer o teste?

E então, você ficou com vontade de testar o coletor menstrual na sua próxima menstruação? Eu tenho a opinião de que nós, mulheres, precisamos conhecer esses diferentes métodos antes de aprová-los ou reprová-los.

Portanto, deixando de lado qualquer preconceito e experimente utilizar o copinho, se isso parece vantajoso para você. Somente assim você poderá tomar uma decisão a respeito. O máximo que pode acontecer de errado é você não se adaptar e ter que descartá-lo depois, não é?

Experimente e escolha a alternativa que mais deixa você confortável neste período tão chatinho do mês que é a menstruação. Isso a ajudará a estar sempre confiante e bem disposta para conquistar tudo o que quiser!


Você já usou o coletor menstrual? Compartilhe sua experiência com as outras leitoras nos comentários deste artigo! E não deixe de compartilhar este texto com as suas amigas, é muito importante que todas as mulheres estejam sempre bem informadas sobre o seu corpo e a sua saúde!

Eu sou um bloco de texto. Clique no botão Editar (Lápis) para alterar o conteúdo deste elemento.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com suas amigas:

  • Wagner

    SexShop Atacado Essencial Prazer http://www.essencialprazer.com.br/
    Showww, gostei da materia,,
    Acessa meu site depois galera
    saiba como revender SexShop!!!

  • Roberta Campelo

    Uso o coletor menstrual desde maio deste ano e estou adorando!!! Vale muito a pena o investimento. É saudável e limpo, me sinto segura para ir a praia e até dormir sem calcinha. Faz bem a mim e ao meio ambiente. Mulheres que ainda não usaram, façam o teste que vcs vão adorar. Costumo dizer que o coletor menstrual é a bênção!

  • Daisy

    O coletor interfere nos exercícios de pompoarismo?