O que é candidíase? Veja o tratamento caseiro para acabar com a doença!

Se você gostou desse Blog clique no +1:

O que é candidíase? Veja o tratamento caseiro para acabar com a doença!

Você já ouviu falar em candidíase? Tenho certeza que sim, já que 75% das mulheres sofrem dessa infecção pelo menos uma vez na vida. A infecção fúngica que atinge a região vaginal, tanto masculina quanto feminina, é extremamente comum, podendo ocorrer nas mais diversas faixas etárias, e por diversas razões. Por este motivo, resolvi escrever este artigo com dicas e informações importantes sobre o tratamento.

candidíase

Neste artigo, vou falar sobre alguns pontos importantes sobre o tratamento para a candidíase:

Ao ler este artigo, você vai ficará informada sobre esse tipo de infecção vaginal que afeta tantas mulheres e que pode comprometer a vida sexual e a saúde como um todo.

1. O que é candidíase

A candidíase é uma infeccção causada por fungo bastante comum e não é considerada uma doença sexualmente transmissível (DST), embora o fungo causador da doença possa ser disseminado através do contato oral-genital.

O fungo causador , a cândida, está naturalmente presente no canal vaginal, juntamente com várias outras bactérias. Os lactobacilos (um tipo de bactéria) contra balanceiam a proliferação dos fungos no interior da vagina.

o que é candidíase

2. O que causa candidíase

Já falei acima, o elemento causador da candidíase é um fungo, que normalmente está alojado no corpo da mulher, muitas vezes há bastante tempo. Ele pode ocasionar infecções em diferentes lugares, incluindo a garganta, mas a vagina é o lugar propício para isso, por ser um ambiente sempre quente e úmido.

Mas, se esse fungo já vive em nosso corpo, ele precisa de um gatilho para se tornar uma infecção, não é mesmo? Conheça alguns fatores que podem facilitar o aparecimento da doença no corpo da mulher:

  • Uso de antibiótico;
  • Gravidez;
  • Diabetes mellitus descontrolada;
  • Obesidade;
  • Uso de glicocorticoides e imunossupressores;
  • Uso de roupas de lycra e mal ventiladas;
  • Doenças autoimunes ou imunidade alterada;
  • Uso de ducha ou sabonete íntimo diário.

Higiene íntima! Esse último ponto é muito importante, não só para evitar a candidíase. Por isso, gostaria de recomendar um vídeo que gravei para o meu canal do Youtube e em que compartilho algumas dicas sobre higiene íntima feminina para evitar infecções e maus odores.

Deu para perceber que são muitos os fatores que podem fazer com que essa infecção surja em nosso corpo, certo? Não é por acaso que ela é tão comum entre as mulheres, estamos sujeitas à maioria dessas situações diariamente.

Cuidar do corpo e da mente é fundamental para manter seu corpo protegido contra infecções!

sintomaa

3. Sintomas da candidíase

Irritação na vagina, tipo assadura, com coceira e sangramento são sintomas muito comuns nas infecções vaginais tipo vaginose bacteriana ou infecção por fungo.

No caso da candidíase, outro sintoma comumente observado é a presença de corrimento vaginal esbranquiçado ou amarelado. Os sintomas geralmente pioram antes da menstruação e melhoram no início do período.

Mesmo que faça com regularidade os exames ginecológicos, você precisa estar atenta ao surgimento de sintomas que podem indicar alguma infecção vaginal. Conheça os principais indícios e, se estiver com algum deles, marque logo uma consulta com seu ginecologista!

tratamento

Você precisa saber, entretanto, que não são apenas os remédios que podem ajudá-la a se livrar da candidíase. Alguns comportamentos podem fazer a diferença no tratamento desta infecção. Veja alguns deles:

  • Mudar a alimentação: já falei que a ingestão de muitos doces e carboidratos, como massas e pães, pode facilitar o surgimento da infecção. Reveja a dieta para tornar o tratamento para candidíase mais eficiente.
  • Alivie o estresse: a candidíase provavelmente apareceu por você estar em uma situação de baixa imunidade, seja por cansaço ou por estresse. Tente recuperar suas energias com atividades relaxantes, passeios em meio à natureza e muito descanso!
  • Pompoarismo: mais um benefício do pompoarismo para as mulheres! Por ativarem a circulação na região pélvica, os exercícios vaginais ajudam na regulação de toda a saúde íntima da mulher. São menores as chances de infecção e também de cólicas e problemas no intestino. Ficou interessada? Saiba mais sobre o curso de pomparismo!

Vale lembrar que essas atitudes devem ser apenas complementares ao tratamento para candidíase receitado pelo seu médico. É importante que você siga à risca o que ele recomendou para evitar que a infecção permaneça por muito tempo.

Quando você não trata a candidíase corretamente, é possível que ela vá e volte com frequência, prejudicando bastante suas relações e também seu bem-estar. Cuide-se!

doença candidíase mulheres bem resolvidas

4. Tratamento para candidíase

  • Aplicação única ou aplicações diárias de cremes antifúngicos, supositórios ou óvulos;
  • Uso de antibióticos orais.

O tratamento da candidíase da mulher não grávida baseia-se no uso de medicamentos antifúngicos orais (comprimidos ou cápsulas).

Durante a gravidez, o tratamento da candidíase é realizado somente com o uso de medicamentos de uso intravaginal. Nesses casos, pode ser necessário um tratamento de longa duração, às vezes até o término da gestação. Um tratamento mais prolongado também pode ser necessário naqueles casos onde há o reaparecimento frequente da candidíase.

Para o alívio temporário da coceira e ardência causada pela candidíase, pode ser realizado o banho de assento com cerca de duas a três colheres de sopa de bicarbonato de sódio dissolvido em um litro de água.

O ginecologista é o médico indicado para diagnosticar e orientar o tratamento da candidíase vulvovaginal.

Fique livre da candidíase!

Neste artigo explicamos melhor sobre o que é candidíase, falamos sobre os principais tratamentos e também listamos comportamentos que podem ajudar seu corpo a ficar sempre livre dessa infecção.

Acho muito importante lembrar que toda mulher que quer se sentir e ser vista como uma mulher bem resolvida, precisa estar sempre de olho em sua saúde. Não basta se sentir linda, sexy e bem sucedida, é preciso que seu corpo esteja saudável para que você conquiste todos os seus objetivos e sonhos!


Você tem mais alguma dúvida sobre candidíase que não respondemos neste artigo? Deixe seu comentário aqui no artigo e iremos ajudá-la a entender! Não deixe de compartilhar este texto com as suas amigas, informação sobre a própria saúde é muito importante para qualquer mulher!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com suas amigas:

Uma resposta para “O que é candidíase? Veja o tratamento caseiro para acabar com a doença!”

  1. Luciana Cristina Dias disse:

    Sofri muitissimo por 03 meses, tomava vários remédios e nada adiantava, até que comecei a usar o vinagre de maçã, fazia assento e tomava uma colher de manhã e outra a noite. Em dois dias estava tudo normal.